Comissão Organizadora da 1ª Coepe realiza visitas de mobilização nos campi

A Comissão Organizadora Geral da 1ª Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão – Coepe, promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), está realizando visitas de divulgação da programação e mobilização do público acadêmico em todos os seus campi. O primeiro a receber a visita da Comissão foi o campus de Cerro Largo, nos dias 25 e 26 de maio. Estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, pós-Graduação e Extensão, Joviles Trevisol; a pró-reitora de Graduação, Solange Maria Alves; a diretora de Extensão e Cultura, Mônica Hass; a diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro.
Em encontro com professores, servidores e estudantes, o professor Joviles Trevisol anunciou a liberação de 136 bolsas aos estudantes, sendo 98 na modalidade Permanência, no valor de R$ 250,00, mais 38 delas de Iniciação Acadêmica, de R$ 450,00. “Essas bolsas têm o objetivo de auxiliar na permanência dos alunos mais carentes e que encontram dificuldades em deslocar-se de outras cidades ou manter-se em Cerro Largo”. O presidente da Comissão Organizadora da Coepe e pró-reitor de Pesquisa, pós-Graduação e Extensão falou ainda da importância dos movimentos socias para essa conquista, “que desde o início se mobilizaram para acolher os estudantes e reivindicaram uma política de permanência, a qual foi atendida”.
Dando prosseguimento às visitas nos campi, a Comissão Organizadora Geral da 1ª Coepe esteve no campus da UFFS em Erechim, durante todo o dia 27 de maio. No Auditório, a comunidade acadêmica reuniu-se para receber informações sobre o evento, que tem sua abertura em 16 de junho, em Chapecó. Falando em nome de todos os servidores e alunos, o diretor do campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, agradeceu a colaboração que as duas pró-reitorias têm dado, “mantendo permanentemente um diálogo bastante produtivo e satisfatório no que se refere às orientações de todos os trâmites acadêmicos”.
Já a pró-reitora de Graduação, Solange Alves, falou das dificuldades encontradas neste início do processo de construção dos projetos político-pedagógicos, acrescentando que a contribuição de cada docente é de extrema importância neste processo. “Nós da pró-reitoria de Graduação voltaremos a atenção a partir de agora para questões relacionadas à organização da política de estágios, à formação continuada, às diretrizes curriculares, à avaliação do processo de ensino e aprendizagem e à normatização da política de matrículas, trancamentos, transferências, cancelamentos etc.”, informou. Para ela, “a questão da Extensão dentro das discussões do Coepe é importante”, pois “a UFFS já nasceu com a marca da Extensão, não podendo, assim, se trancar atrás dos muros e se fechar apenas no Ensino e na Pesquisa”.
Para o professor Joviles Trevisol, a Conferência é uma excelente oportunidade de mobilizar toda a comunidade acadêmica da UFFS com o objetivo principal de definir políticas norteadoras para as áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão. “Este é o momento em que ninguém pode perder a oportunidade de contribuir, pois cada um é peça-chave nesta construção coletiva”, frisou. A Comissão Organizadora Geral da 1ª Coepe continuou suas visitas aos campi durante os dias 1º, 2 e 3 de junho, primeiro no campus de Laranjeiras do Sul e em seguida no campus de Realeza.

Comissão Organizadora da 1ª Coepe visitou o campus da UFFS em Cerro Largo

junho 2, 2010   Publicado em: Notícias