PPI UFFS

São princípios norteadores do Projeto Pedagógico Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul:

  1. Respeito à identidade universitária da UFFS, o que a caracteriza como espaço privilegiado para o desenvolvimento concomitante do ensino, da pesquisa e da extensão;
  2. Integração orgânica das atividades de ensino, pesquisa e extensão desde a origem da instituição;
  3. Atendimento às diretrizes da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, estabelecidas pelo DECRETO No.  6.755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009, cujo principal objetivo é coordenar os esforços de todos os entes federados no sentido de assegurar a formação de docentes para a educação básica em número suficiente e com qualidade adequada;
  4. Universidade de qualidade comprometida com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e solidário da Região Sul do País;
  5. Universidade democrática, autônoma, que respeite a pluralidade de pensamento e a diversidade cultural, com a garantia de espaços de participação dos diferentes sujeitos sociais.
  6. Universidade que estabeleça dispositivos de combate às desigualdades sociais e regionais, incluindo condições de acesso e permanência no ensino superior, especialmente da população mais excluída do campo e da cidade.
  7. Uma Universidade que tenha na agricultura familiar um setor estruturador e dinamizador do processo de desenvolvimento;
  8. Uma universidade que tenha como premissa a valorização e a superação da matriz produtiva existente;
  9. Uma universidade pública e popular.
  10. Uma universidade comprometida com o avanço da arte e da ciência e com a melhoria da qualidade de vida para todos.

No âmbito da graduação, além das atividades de extensão e de pesquisa, que devem necessariamente estar em sintonia com orientações institucionais coletivamente construídas, o currículo deverá ser organizado em torno de um

  • tronco comum;
  • domínio conexo; e
  • domínio específico.

Tal forma de organização curricular tem por objetivo assegurar que todos os estudantes da UFFS recebam uma formação ao mesmo tempo cidadã, interdisciplinar e profissional, possibilitando otimizar a gestão da oferta de disciplinas pelo corpo docente e, como conseqüência, ampliar as oportunidades de acesso à comunidade. A finalidade do tronco comum é:

a)      desenvolver em todos os estudantes da UFFS as habilidades e competências instrumentais consideradas fundamentais para o bom desempenho de qualquer profissional (capacidade de análise, síntese, interpretação de gráficos, tabelas, estatísticas; capacidade de se expressar com clareza; dominar minimamente as tecnologias contemporâneas de informação e comunicação) e

b)      despertar nos estudantes a consciência sobre as questões que dizem respeito ao convívio humano em sociedade, às relações de poder, às valorações sociais, à organização sócio-político-econômica e cultural das sociedades, nas suas várias dimensões (municipal, estadual, nacional, regional, internacional).

Entende-se por Domínio Conexo o conjunto de disciplinas que se situam em espaço de interface de vários cursos, sem, no entanto, poderem ser caracterizadas como exclusivas de um ou de outro.

Na consolidação do modelo de pesquisa institucional, deverão ser implementadas e incentivadas práticas de iniciação científica, com avaliação quanti-qualitativa e relevância da investigação científica, em sintonia com os Domínios Conexos que caracterizam a identidade acadêmica da instituição.   Assim, contempla-se o incentivo à criação de núcleos de pesquisa e de iniciação científica e das práticas investigativas interdisciplinares, fortalecendo linhas de pesquisa institucionais num primeiro momento, para serem sucedidas pelas práticas de pesquisa em seu sentido mais amplo, de modo a traduzir e atender efetiva e prioritariamente às demandas regionais e às necessidades da coletividade.

Veja o funcionamento do Tronco Comum e Domínio Conexo