Manual de Redação da UFFS

Este Manual tem por objetivo adequar e padronizar a comunicação interna da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), bem como a sua comunicação com os demais órgãos e instituições de direito público e privado, tomando como referência o Manual de Redação da Presidência da República Federativa do Brasil.

A apresentação de uma identidade visual única, padronizada em todos os documentos expedidos pelos órgãos públicos, bem como a correta utilização das ferramentas tecnológicas que permitem a adoção dos modelos aqui propostos, têm grande relevância para o bom andamento das atividades da Instituição, por dar maior clareza aos diversos documentos e, principalmente, por simplificar e tornar mais ágil o fluxo da informação.

A redação oficial deve, como decorrência dos estatutos legais, caracterizar-se pela impessoalidade, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e pelo uso do padrão culto da linguagem. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição Brasileira de 1988, que dispõe, no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (…)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações.

A clareza, da mesma forma, deve ser a qualidade básica de todos os textos oficiais. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita a sua imediata compreensão pelo leitor. No entanto a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende de outras características da redação oficial. Para ela concorrem:

a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
b) o uso do padrão culto da linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição avesso a vocábulos de circulação
restrita, como a gíria e o jargão;
c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a uniformidade dos textos;
d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.

Espera-se que esta nova ferramenta de apoio e consulta auxilie na realização das atividades diárias da Universidade Federal da Fronteira Sul e que sejam seguidas por todos os setores e em todos os campi.

Dilvo Ristoff
Reitor pro tempore da UFFS

Manual de Redação da UFFS
Manual de Redação UFFS – Modelos