Lançado novo edital do Prodocência

Com o objetivo de contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, por meio de fomento a projetos institucionais, foi lançado no dia 10 de junho o novo edital do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). A edição 2010 é a segunda do programa e as inscrições vão até o dia 9 de agosto.
Já está publicada no Diário Oficial da União a Portaria nº 119, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que institui o programa no âmbito da Capes. Assim como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Prodocência atua com o objetivo de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.
O edital (Edital Prodocência 028/2010) pretende selecionar propostas que contemplem novas formas de gestão institucional e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As iniciativas concorrentes devem apresentar projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que busquem elevar a qualidade da formação dos futuros docentes. A integração entre educação superior e educação básica, assim como a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura também são objeto do novo edital.

Podem participar do processo seletivo, instituições federais, estaduais e municipais de educação superior que tenham licenciaturas autorizadas na forma da lei. A Capes vai repassar recursos para até 60 projetos, que poderão ser contemplados com um valor máximo de R$ 130 mil em custeio. As propostas deverão ser submetidas pela Pró-Reitoria de Graduação ou órgão equivalente.

Lançamento do Edital no Diário Oficial e no sítio da Capes: 10/06/2010
Data limite para recebimento das propostas: 09/08/2010 (18 horas do horário de Brasília)

Divulgação dos resultados/Início do prazo para envio de
propostas ajustadas, convênios e AUXPE: 30/08/2010