Ensino superior sem fronteiras

CHAPECÓ RECEBE TERCEIRA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO ESTADO

As cidades de Chapecó (SC), Realeza e Laranjeiras do Sul (PR), Erechim e Cerro Largo (RS), além de pertencerem à Região Sul, não tinham nada em comum. No entanto, a partir de 2010, elas serão sedes da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), a terceira universidade pública em Santa Catarina.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei de criação da UFFS no dia 15 deste mês, e a previsão é de que as aulas comecem em março de 2010. A UFFS é a segunda universidade federal interestadual. A outra é a Universidade Federal do Vale do São Francisco, que tem campi na Bahia, Pernambuco e Piauí.

Chapecó foi escolhida para receber a universidade por sua localização estratégica em relação ao Mercosul. No Estado, serão 900 vagas, para Chapecó, distribuídas em 11 cursos.

No início, a universidade vai funcionar em um local provisório no Bairro Seminário, segundo o reitor Dilvo Ristoff, nomeado na última segunda-feira. O terreno para a sede definitiva já foi doado pelo empresário chapecoense Nilso Folle. A área de terra de aproximadamente 1 milhão de metros quadrados fica perto do município de Guatambu.

Obra da sede definitiva deve começar até o fim deste ano

De acordo com Ristoff, há R$ 3 milhões para a construção dos quatro primeiros prédios, que deve começar ainda neste ano.

O ingresso à UFFS será feito pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo conjunto das ações afirmativas, destinadas a alunos de escolas públicas e que moram nas regiões de abrangência da instituição. A ideia, segundo Ristoff, é que sempre seja assim:

– Acreditamos que o Enem avalia o ensino médio melhor do que o vestibular. E assim também não precisaríamos gastar com um processo seletivo que já existe.

Apesar de a seleção ser feita pelo Enem, o reitor explica que os alunos deverão fazer a inscrição para os cursos da UFFS:

– Provavelmente a partir de outubro abriremos as inscrições. Cada candidato poderá escolher duas opções. É como se inscrever para um vestibular. A diferença é que pegaremos a nota do Enem.

A reitoria ficará em Santa Catarina e deverá funcionar, inicialmente, no Edifício Engemed, na Avenida Getúlio Vargas, no centro de Chapecó.

O reitor assumiu em caráter temporário, porque assim que a universidade tiver 70% do quadro preenchido haverá eleições.

A primeira prova para seleção dos professores deverá ser feita no dia 22 de novembro.

– O edital deverá ser lançado no dia 8 de outubro. Só não afirmo isso categoricamente porque estamos dependendo do Ministério do Planejamento. Mas isso deve ser feito em breve, para que possamos iniciar as aulas em março – diz Ristoff.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é a tutora da UFFS e tem oferecido o suporte para a implementação da universidade. O concurso para contratação de professores e o processo de inscrição nos cursos também serão feitos pela Comissão Permanente do Vestibular da UFSC.

– A ideia é que, aos poucos, o cordão umbilical com a universidade vá sendo cortado – afirma o reitor.

JÚLIA ANTUNES LORENÇO E DARCI DEBONA
Fonte: Diário Catarinense