Curso de Agronomia em Erechim promove Aula Inaugural

Erechim – No dia 17 de junho o campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim promoveu Aula Inaugural do curso de Agronomia (ênfase em agroecologia). A convite do coordenador do curso, professor Lauri Lourenço Radünz, o engenheiro agrônomo Nilso Antoniazzi proferiu a palestra “A profissão do engenheiro agrônomo: áreas de atuação, mercado de trabalho e tendências futurasâ€. Direcionado aos futuros profissionais de agronomia, a explanação concentrou-se na apresentação aos acadêmicos das principais áreas de atuação da profissão, destacando seu papel na produção de alimentos saudáveis, na preservação ambiental e na atenção à agricultura familiar. Outro assunto abordado por Antoniazzi foi a importância da busca por atualização para atender as necessidades futuras da sociedade.

Na parte inicial da palestra, o técnico destacou questões referentes à vida profissional do engenheiro agrônomo, como mercado de trabalho, principais atribuições, desafios e oportunidades. Nilso Antoniazzi chamou a atenção para o fato de que o engenheiro agrônomo “possui um vasto campo de trabalho, e que a contrapartida disto é a exigência de um profissional cada vez mais bem qualificado, capaz de dominar não só as questões técnicas da área, mas também entender de economia, de gestão, de melhorias das propriedades rurais, aprimoramento de produtos com diminuição custos, bem como capacidade de comunicação e relacionamento pessoalâ€. Além disso, prosseguiu, “a concorrência e competitividade com outros profissionais tais como engenheiros florestais, engenheiros agrícolas, biólogos, zootecnistas, entre outros, também estimulam o agrônomo a ampliar cada vez mais seu campo de conhecimento, visando espaço no mercado de trabalhoâ€.

Segundo Antoniazzi, infelizmente está ocorrendo um crescente despovoamento das zonas rurais. Entretanto, segundo ele, “a produção continua aumentando em virtude, principalmente, do melhoramento genético, da informatização, da mecanização e da qualificação da mão-de-obra, exigindo, assim, que os profissionais da área procurem um aperfeiçoamento contínuo, mantendo-se sempre atualizados e atentos às mudançasâ€. Antoniazzi também enfatizou a importância do “comprometimento do engenheiro agrônomo com a produção de alimentos saudáveis, com a assistência ao produtor rural, principalmente ao agricultor familiar, para que este tenha rentabilidade em seu trabalho, e, principalmente, com a consciência de preservação ambiental capaz de proporcionar às gerações futuras a possibilidade de continuar produzindoâ€, analisou. O panorama traçado pelo palestrante mostrou que o mercado de trabalho para os futuros engenheiros agrônomos é amplo e promissor, mas ao mesmo tempo ávido de profissionais qualificados, atualizados, multifuncionais, capacitados para enfrentar desafios. “As grandes oportunidades estão reservadas para os profissionais bem preparadosâ€, concluiu Nilso Antoniazzi.

Para o estudante do curso de Agronomia, Sebastião Tadeu dos Santos, “a palestra colaborou para maior entendimento do cenário mundial atual e também por mostrar as perspectivas da nossa área de trabalhoâ€. Já a acadêmica Andréia Livi acredita que “atividades como esta são bastante produtivas pois colaboram para nosso aprendizado de uma forma diferente, indo além da sala de aulaâ€.

Alunos do curso de Agronomia do campus Erechim acompanharam palestra de Nilso Antoniazzi

junho 23, 2010   Publicado em: Notícias