Servidores se preparam para as matrículas

Chapecó – Um treinamento na manhã de quinta-feira, 4 de março, preparou técnicos-administrativos e coordenadores pedagógicos dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para a realização das matrículas.
A reunião, na Reitoria da universidade, no Centro de Chapecó, foi aberta pelo Reitor Dilvo Ristoff. Ele destacou a importância do encontro, devido ao momento de urgência, já que as matrículas dos alunos serão no período de 9 a 12 de março. Ele lembrou que nos últimos 12 meses tudo vem sendo urgente, e precisamente porque muitos abraçaram o regime de urgência é que a UFFS é uma realidade. O Reitor também ressaltou o papel das pessoas na universidade. “Temos professores, alunos e técnicos, então já temos o principal. As outras coisas conquistaremos aos poucos”.
Ristoff deu ênfase a quatro pontos para a realização das matrículas: a observação da legalidade (todos os documentos previstos no edital devem ser apresentados e cotejados com as informações prestadas pelo candidato na inscrição do processo seletivo), o cuidado no trato com os futuros alunos, a manutenção e organização cuidadosa dos arquivos e a organização imediata de relatórios que possibilitem novas chamadas (para não sobrarem vagas) no menor espaço de tempo possível “Afinal”, lembrou o Reitor, “vaga pública ociosa é dinheiro público jogado fora”.
O Secretário de Tecnologia e Informação, Rogério Cid Bastos, esteve à frente do treinamento. Explicou aos servidores todos os procedimentos e pediu bastante atenção quanto à veracidade das informações prestadas pelos alunos sobre o número de anos cursados em escolas públicas no ensino médio.
Outro ponto importante, segundo Bastos, é a declaração de que o aluno não está estudando em outra instituição pública. Os menores de 18 anos terão que pedir a assinatura de um responsável e devolver o documento até 5 de abril.
Depois de dadas as instruções, quatro futuros alunos da Licenciatura em Filosofia foram à Reitoria para que os técnicos-administrativos pudessem simular as matrículas. Diego Isotton, 19 anos, considerou fácil e rápido o procedimento. O mais importante, segundo ele, será deixar todos os documentos organizados para somente entregar no momento da matrícula. “Levei 10 minutos para a simulação. Foi bem tranquilo, e acho que será assim no dia da matrícula”.
A servidora Sueli Maria Florczak Almeida, pedagoga em Cerro Largo, elogiou o treinamento. Para ela, as explicações foram claras e objetivas. No momento da matrícula, Sueli diz ser preciso manter toda a atenção na conferência dos documentos, mas considera o procedimento fácil de ser feito.
Na segunda-feira, dia 8, os coordenadores acadêmicos de Laranjeiras do Sul, Alexandra Filipak, de Erechim, Paulo Bittencourt, e de Cerro Largo, Edemar Rotta, o coordenador administrativo de Realeza, Jaci Poli, e os servidores que estiveram no treinamento repassarão as informações aos colegas que ajudarão nas matrículas em cada campus.

De 9 a 12 de março
Das 8h às 12h, e das 14h às 18h
Documentos que devem ser trazidos autenticados ou cópia juntamente com os originais para autenticação in loco, conforme a Portaria 034/UFFS/2010 (íntegra no link http://www.uffs.ufsc.br/processo_seletivo/portaria_matricula.pdf)

Fotos Fotos Fotos