Comunidade regional discute desenvolvimento e políticas de ensino

Cerro Largo – Ter a questão ambiental como centro da pesquisa e levar em consideração o conhecimento tradicional e a sensibilidade cultural foram as principais reivindicações da comunidade de Cerro Largo para a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A interação entre organizações da sociedade civil e a instituição ocorreu na quarta-feira, dia 3 de março.
O “Primeiro Seminário de Interação entre Universidade e Comunidade: a UFFS e o Desenvolvimento Regional” foi promovido pela UFFS), prefeitura de Cerro Largo e Comitê Macromissioneiro Pró-UFFS. O evento tratou do impacto da implantação da UFFS na dinâmica de desenvolvimento na região e discutiu a política de ensino, extensão e pós-graduação.
O diretor do Campus de Cerro Largo, Antônio Andrioli, destacou dois encaminhamentos após o encontro: a criação de um conselho comunitário consultivo, e de um fórum da educação superior, integrando as universidades da região. “Não estamos concorrendo com as demais universidades, mas sim somando, visando suprir as demandas históricas da região”.
O Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFFS, Joviles Trevisol, apresentou um painel durante o evento. Ele avaliou o seminário como muito positivo, já que colocou a comunidade como interlocutora privilegiada no processo de constituição e crescimento da instituição.
“Além da relevância da temática central, o seminário foi muito oportuno porque ocorreu antes do início das atividades acadêmicas da Universidade. O propósito fundamental foi envolver e mobilizar a comunidade regional na discussão sobre o papel da UFFS para o desenvolvimento regional.”
Com a gravação do seminário e os textos formulados pelas entidades, uma equipe – que ainda está sendo formada – deve sistematizar todo o material. “O seminário foi importante neste momento, quando estamos iniciando as atividades, para que a opinião das entidades, o que elas esperam da UFFS, influencie nos programas e políticas de pesquisa e extensão”, ressaltou Andrioli.
Participaram do encontro cerca de 350 pessoas, entre representantes de entidades, do governo do Rio Grande do Sul, da Assembleia Legislativa, prefeitos, vereadores, secretários municipais, movimentos sociais, indígenas, ONGs e igrejas.

Comunidade e organizações discutiram desenvolvimento e políticas de ensino, pesquisa e extensão no seminário
Fotos Fotos
Crédito: Prefeitura de Cerro Largo