Presidente Lula recebe reitores das IFEs em Brasília

Na tarde do dia 19 de julho, no Auditório do centro cultural Banco do Brasil, em Brasília, o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, recebeu os reitores das 59 universidades federais existentes no país. Esta foi a oitava e última reunião de trabalho do presidente com os reitores, cumprindo assim a promessa de realizar um encontro com estes dirigentes por ano de mandato. Lula estava acompanhado dos ministros da Educação, Fernando Haddad; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; da Saúde, José Gomes Temporão, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

A reunião desenvolveu-se em dois momentos. No primeiro deles aconteceu a assinatura de três decretos e uma medida provisória, documentos negociados anteriormente pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com o MEC e demais ministérios, fato que explicou a presença de alguns ministros no encontro. O segundo momento foi de debate sobre os desafios que ainda estão à frente da entidade, o maior deles a busca de mais autonomia para as universidades. Entre os instrumentos legais neste contexto está a Medida Provisória nº 495, assinada por Lula recentemente, a qual altera vários artigos de um conjunto de leis, entre elas a Lei 8.666/1993, a Lei 10.973/2004 e a Lei 11.273/2006.

Conforme o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Dilvo Ristoff, o objetivo destas alterações é dar maior autonomia às universidades na gestão dos recursos orçamentários, permitindo o remanejo entre rubricas, além de regularizar a assinatura de convênios com fundações de apoio e a reutilização de saldos de um ano para o outro.

Avaliação positiva

Na manhã de terça-feira, 20 de julho, os reitores reuniram-se na sede da Andifes para avaliar o encontro com o presidente Lula no dia anterior e também discutir estratégias para os próximos meses e anos. A avaliação geral foi a de que mais uma vez o encontro com o presidente foi extremamente positivo, tendo sido destacado o compromisso de Lula com as IFES de todo o país ao longo dos oito anos de seu governo, sua determinação de valorizar os reitores, de buscar a sua participação na formulação das políticas educacionais. Os reitores também mencionaram na reunião a política de recuperação das IFES implementada pelo atual governo federal, além da expansão sem precedentes do sistema público de educação superior, da política de inclusão e de interiorização e de “colocar o recurso ao lado do discurso a favor da educação”.

Por tudo isso, conforme o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, o final da reunião, tida como a última com os reitores nesta gestão, foi de muita emoção, tendo sido oferecido ao presidente uma medalha de mérito e feitos muitos votos para que no próximo governo o canal de comunicação entre reitores e governo federal continue aberto.

O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff (segundo da esquerda para direita), na presença de reitores e do presidente Lula

julho 23, 2010   Publicado em: Notícias