Diretor do campus de Cerro Largo profere palestra sobre transgênicos

Cerro Largo – No dia 21 de setembro, o diretor do campus Cerro Largo, Antônio Inácio Andrioli, proferiu palestra sobre transgênicos aos alunos das turmas da 7ª e 8ª séries da Escola Municipal Padre José Schardong, de Cerro Largo. Com a participação de professores da escola, Andrioli deu início à sua palestra perguntando aos alunos se eles já tinham algum conhecimento sobre transgênicos. Partindo disso, iniciou sua explanação, listando as plantas em que se aplicou a transgenia, entre eles soja, milho, canola, algodão. “Na região do Rio Grande do Sul em que vivemos, a produção mais intensa de transgênicos se encontra no cultivo da soja. O plantio de transgênicos ganhou força em função da necessidade de uso de veneno para conseguir eliminar de forma mais eficienteas as ervas daninhas que começavam a infestar as plantações. Em virtude disso, passou-se a aplicar produtos altamente prejudiciais à saúde”, falou o professor Andrioli.
Na sequência da fala, Antônio Andrioli explicou que o glifosato pode acabar com as ervas daninhas, mas a soja resiste e fica contaminada com resíduos do produto. “E não é só a soja e os produtos dela provenientes que ficam contaminados, mas também a água que abastece as casas próximas às plantações e que são utilizadas pelos moradores para se refrescarem nos dias quentes”, constata. O professor esclareceu ao público que, depois de alguns anos, as ervas daninhas se tornam resistentes ao Roundup e que por isso há a necessidade de aplicação de novos produtos. Alguns deles, inclusive, proibidos de serem aplicados no Brasil. Os alunos da Escola Municipal Padre José Schardong ficaram sabendo, ainda, que a soja transgênica produz, na verdade, de 5 a 10 % a menos que a soja cultivada convencionalmente, e que a soja transgênica tem maior custo de produção.

O diretor do campus de Cerro Largo, Antonio Andrioli, falou sobre transgênicos para alunos de escola municipal

setembro 28, 2010   Publicado em: Notícias