Professores da UFFS apresentam trabalhos na Anpof

Erechim – Entre os dias 04 e 08 de outubro, o coordenador do curso de Filosofia, Márcio Soares, e Thiago Soares Leite, professores da área de Filosofia Antiga e Medieval da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), campus de Erechim, apresentaram trabalhos no XIV Encontro Nacional de Filosofia, em Águas de Lindóia, São Paulo. A professora Franciele Bete Petry, professora da disciplina de Filosofia da Educação no campus de Chapecó, também apresentou trabalho no evento, que pela primeira vez contou com a participação de docentes da UFFS.
Márcio Soares falou no Grupo de Trabalho sobre Dialética, com o tema Platão autocrítico: sobre a construção e a crítica interna da ‘teoria das ideias’ na filosofia platônica. Trata-se de uma síntese dos resultados alcançados em sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUC/RS, em março de 2010. Pedro de Ailly e a teoria conciliar foi a comunicação feita por Thiago Leite no Grupo de Trabalho Filosofia na Idade Média, que teve como objetivo mostrar como Pedro de Ailly concebe a teoria segundo a qual o Concílio de Cardeais possui autoridade maior do que o Papa.
De acordo com Thiago, “essa teoria foi proposta para tentar estabelecer uma instância acima do poder papal e, então, resolver o cisma no qual a Igreja Católica se encontrava desde 1378. Durante o período do cisma, houve um papa em Roma e outro em Avinhão, fazendo com que a Igreja, que se pretendia universal, estivesse dividida. O cisma teve fim em 1418, quando o concílio de cardeais elegeu o papa Martinho V, que reunificou o papado em Roma”.
A participação de professores pesquisadores da UFFS neste evento resultará em “benefícios que poderão advir, além da representação da instituição em evento de pesquisa filosófica de importância nacional, na forma de parcerias de pesquisa, grupos interinstitucionais de pesquisa e futuras parcerias em nível de pós-graduação. Também parcerias em publicações acadêmico-científicas e divulgação do nome da instituição no âmbito da comunidade filosófica nacional”, observou Márcio Soares.
O referido encontro é promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). Fundada em março de 1983, a associação tem como um de seus principais objetivos estimular, em todos os níveis, a investigação filosófica no país. O Encontro Nacional da Anpof ocorre a cada dois anos e constituiu-se em importante espaço de contato acadêmico entre pesquisadores de todo o país e de mostra dos trabalhos de pesquisa.

outubro 18, 2010   Publicado em: Notícias