UFFS participa de programa de formação em tecnologia educacional

Erechim – Após a criação do Núcleo Tecnológico Municipal (NTM), a Secretaria Municipal de Educação (SMEd) de Erechim está realizando os primeiros encontros de formação de professores multiplicadores do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), conforme metodologia proposta pelo MEC. Essa formação conta com a parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, representada pelo professor André Gustavo Schaeffer, da área de Informática e Estatística Básica. Também estava presente o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Erechim, representado pelos professores Ernani Gottardo e Dário Beutler. O NTM está vinculado ao Proinfo Integrado e visa promover o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no cotidiano escolar.
Para a diretora de Informática Educativa, Cláudia Arpini, da SMEd, “o projeto representa um marco importante para a educação pública municipal e tem por objetivo a inclusão digital dos profissionais do NTM e demais diretorias da SMEd, bem como introduzi-los na dinâmica dos módulos de formação do Proinfo Integrado/MEC, na perspectiva da multiplicação dos conhecimentos aos demais profissionais das escolas públicas que integram o Sistema Municipal de Ensino de Erechim”.
A professora Cristiane Menegatt, coordenadora do NTM e o coordenador técnico da SMEd, Neumar Cardoso, que também conduzem os trabalhos de formação, destacam a necessidade de superar compreensões equivocadas com relação às tecnologias e ao seu papel no contexto das dinâmicas social e educativa, instigando discussões sobre o significado e utilização das mesmas em sala de aula. O secretário municipal de Educação de Erechim, Anacleto Zanella, afirmou no encontro: “estou muito confiante com as enormes possibilidades de aprendizagem que se abrem a partir das tecnologias educacionais para as escolas municipais”.
André Schaeffer analisa positivamente a forma como este processo vem sendo conduzido. Segundo ele, as tecnologias não podem ser entendidas como ferramentas que resolverão os problemas da educação, mas como instrumentos que podem agregar muito valor ao processo ensino-apredizagem. “Não se pode cometer os mesmos erros do passado em projetos similares, onde os professores não foram devidamente preparados e os recursos computacionais não recebiam a manutenção que demandavam”, afirma. O professor ressalta ainda a importância da participação dos professores na construção de modelos de aplicação da informática na educação, bem como a necessidade de seguir métodos pedagógicos e de qualidades como motivação, perseverança e criatividade para o sucesso de projetos nessa área.

outubro 21, 2010   Publicado em: Notícias