Professor da UFFS apresenta trabalho em Minas Gerais

Erechim – Nos dias 17 a 20 de outubro, aconteceu a 33ª reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), na cidade de Caxambu, Minas Gerais. Durante o evento, o professor Roberto Dias da Silva, da área de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, apresentou trabalho intitulado “Os universitários como um público: educação, mídias e governamentalidade neoliberal”.
O trabalho faz parte da pesquisa de mestrado, na qual o professor investigou os modos de constituição dos estudantes universitários na contemporaneidade, tomando como material analítico as edições do caderno Vestibular, do Jornal Zero Hora (RS), distribuídas nos anos 2006 e 2007. A exposição do tema foi feita em conjunto com a professora Eli Fabris, orientadora do professor.
De acordo com Roberto, o texto apresentado objetivou mostrar “como essas pautas do jornal pretendem regular as condutas dos sujeitos em preparação para o ingresso na universidade”. Além disso, teve a intenção de “apresentar o conceito de público”, produzido pelo sociólogo francês Gabriel Tarde no final do século XIX, como uma ferramenta para as investigações na área de educação e comunicação.
A reunião anual da ANPEd é o evento nacional mais representativo na área da Educação. Sua finalidade é a busca do desenvolvimento e da consolidação do ensino de pós-graduação e da pesquisa sobre educação no Brasil. Ao longo dos anos, projetou-se como um importante fórum de debates das questões científicas e políticas do campo educacional.

outubro 26, 2010   Publicado em: Notícias