UFFS é parceira na realização da 4ª Feira de Economia Solidária

Erechim – A Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, juntamente com diversas entidades que apoiam as pequenas iniciativas agroecológicas e comunitárias, está colaborando na realização da 4ª Feira de Economia Popular Solidária e Mostra da Biodiversidade. Promovida pela Cáritas Diocesana de Erechim, Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP) e Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), a feira tem como principal objetivo refletir e divulgar as experiências de agrobiodiversidade e economia solidária em desenvolvimento na região Alto Uruguai gaúcho e Oeste catarinense. A feira também visa aproximar o público rural do público urbano, além de proporcionar espaços de venda de produtos da economia popular e solidária.
A programação inclui debates, oficinas temáticas, jantar ecológico, mateada, apresentações artísticas e show musical. Todas as atividades são abertas ao público e estão sendo desenvolvidas nas dependências do Seminário Nossa Senhora de Fátima, onde também está localizado o campus Erechim da UFFS. O primeiro debate aconteceu na tarde de quarta-feira, 03, a partir da exibição do documentário “Agrotóxicos: agricultura da morte”. Estudantes, técnicos e professores da UFFS, bem como representantes de entidades locais, puderam discutir, com a mediação do professor do curso Agronomia da UFFS, campus Erechim, Ulisses Mello, sobre os malefícios do uso indiscriminado dos agrotóxicos.
A programação prosseguiu durante a noite de quarta-feira com a exibição do vídeo “História das coisas”, com comentários do professor de História do campus Erechim, Gerson Fraga. Ainda com a mesma sistemática, foram apresentados os vídeos “A carne é fraca”, na manhã de quinta-feira, com participação de Carlos Musselini, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB), e “A força da comunidade: como Cuba sobreviveu ao pico do petróleo”, durante a noite, com a participação da professora Nauíra Zanin, do curso de Arquitetura do campus Erechim. Ainda na tarde do dia 04 aconteceu a mesa de discussões sobre o tema “Consumo responsável”, com a mediação da nutricionista e presidente do Consea/RS, e também extensionista da Emater, Regina Miranda.

Programação:

03/11/10
12:30 às 13:30
Vídeo 1: Agrotóxicos: agricultura da morte – Prof. Ulisses Mello (Agronomia – Campus Erechim)
03/11/10
18:15 às 19:15
Vídeo 2: História da coisas – Prof. Gerson Fraga (História – Campus Erechim)
12:30 às 13:30
Vídeo 3: A carne é fraca – Carlos Musselini (MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens)
13:30:00
Mesa sobre Consumo Responsável com a nutricionista Regina Miranda (Presidenta do Consea/RS e extensionista da Emater e um representante da organização da Feira
18:15 às 19:15