Ciclo de debates sobre escola e sociedade contemporânea tem continuidade

Erechim – Na noite de 28 de outubro, no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, realizou-se a segunda atividade do ciclo de debates “Escola e Sociedade Contemporânea”. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Erechim em parceria com a UFFS, o evento contou com a presença de docentes e gestores do Sistema Municipal de Ensino. “Relação escola e trabalho” foi o tema apresentado pelos professores da UFFS, Luís Fernando da Silva e Thiago Ingrassia Pereira.
Anacleto Zanella, secretário municipal de Educação, que coordenou os trabalhos da mesa, ressaltou a importância da temática. Afirmou que “pretendemos problematizar a relação entre escolarização e formação para o mercado de trabalho, por meio da discussão sobre as transformações ocorridas na esfera do trabalho nas últimas décadas. O encontro também visa apresentar as novas exigências do mercado de trabalho na atualidade, buscando debater o papel da escola neste contexto”.
O professor Luís Fernando fez uma abordagem histórica e conceitual sobre trabalho nas sociedades modernas e analisou a relação entre trabalho e formação profissional. Apresentou dados estatísticos que revelam as desigualdades salariais existentes no mundo do trabalho, inclusive na região do Alto Uruguai. A atividade docente, a escola como lugar de trabalho e formação, as questões de gênero na docência, a relação estudo e profissão, foram temas tratados pelo professor Thiago, o qual observou que “ninguém pode negar o valor da educação. Para tanto, um bom professor é imprescindível”.

Auditório do campus Erechim recebeu docentes e gestores municipais para ouvir o debate

novembro 5, 2010   Publicado em: Notícias