Professora apresenta trabalho em Encontro Nacional de Engenharia de Produção

Cerro Largo – A coordenadora do curso de Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, Louise de Lira Roedel Botelho, apresentou o trabalho “Glass Ceiling em Empresas Intensivas em Conhecimento: Desafios Enfrentados por Executivas em suas Ascensões Profissionais”, no Encontro Nacional de Engenharia de Produção (Enegep). O evento, que acontece anualmente, neste ano ocorreu entre os dias 12 e 15 de outubro. O Enegep é considerado um dos mais respeitáveis congressos acadêmicos-científicos do Brasil.
O trabalho apresentado é resultado do trabalho de dissertação de mestrado da professora Louise, a qual lembra que o fenômeno do “Glass Ceiling” é muito estudado nos países europeus, “mas infelizmente no Brasil a pesquisa sobre essa temática ainda dá seus primeiros passos”. Segundo ela, “o Glass Ceiling diz respeito as barreiras invisíveis que as mulheres enfrentam nas organizações para ascenderem em suas carreiras, mas que por mais que se tem construído um discurso de que as mulheres ganham espaço profissional em cargos de liderança e poder nas organizações, minha pesquisa demostra o contrário disso”.
A dissertação de mestrado de Louise Botelho é um dos poucos trabalhos nacionais que tratam desta problemática. “Por isso é necessário que o tema ganhe status na academia brasileira, e que se passe a discutir o papel das mulheres na sociedade e principalmente dentro do espaço organizacional”, analisa.
O trabalho apresentado no Enegep teve a participação dos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marcelo Macedo e Francisco Antônio Pereira Fialho.

novembro 5, 2010   Publicado em: Notícias