Programa Sinestésicos continua em novembro

Erechim – Desde que abriu suas atividades, no início de outubro, o Programa “Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes”, promovido pelo campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), tem atraído cada vez mais público, com ações ligadas à música, literatura, diálogos e cinema. Na quinta-feira 4, o programa promoveu um diálogo sobre a história dos trabalhadores das ferrovias do Século XX, para o qual contou com a participação dos ferroviários aposentados Glady José Kerber e José Pedro Formica.
Alunos e professores de diferentes cursos puderam ouvir depoimentos interessantes sobre a importância da ferrovia para o Alto Uruguai, as dificuldades enfrentadas pelos ferroviários e as razões da extinção deste meio de transporte na região. Os professores da UFFS Luís Fernando da Silva coordenou a mesa e Gerson Fraga apresentou os convidados. Para Fraga, “o evento de hoje tem como finalidade trazer a comunidade para dentro da universidade, ouvir e aprender com a sabedoria dos mais experientes. Isso é algo enriquecedor”.
O coordenador do Programa Sinestésicos, Atílio Butturi Júnior, avalia que o primeiro mês de atividades superou as expectativas. “Não tínhamos ideia de como seria a recepção do programa, mas pela quantidade de pessoas que está vindo, o evento já pode ser considerado um sucesso”. Atílio ressaltou que para o próximo ano a continuidade do programa depende de uma avaliação institucional e coletiva, pensando-se a possibilidade de sua permanência ou a perspectiva de uma nova forma de abordar os temas arte e cultura para Erechim e região, via universidade.
“Percebemos que o público está gostando muito dessas atividades culturais, principalmente aquelas que envolveram exibição e comentários de filmes. Isso é evidenciado pelos comentários que escutamos ao final de cada evento e pela efetiva participação das pessoas, o que demonstra que o projeto está sendo aceito pela população de Erechim”, declarou a professora Ani Carla Marchesan, que também faz parte da coordenação do programa.

Confira as atividades programadas para o mês de novembro.

13/11/10
Praça Jayme Lago
Festival de Bandas I

26/11/10