Sistema de gestão facilita trabalho de bibliotecários

Chapecó – Um verdadeiro esforço coletivo foi empreendido pelos servidores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na semana que passou para que os alunos pudessem ter acesso ao serviço de empréstimo de livros desde o primeiro dia de aulas, segunda-feira dia 29 de março.

O trabalho de catalogação dos cerca de 5.800 exemplares que estão disponibilizados nos cinco campi somente foi possível pela adoção do sistema denominado Pergamum, utilizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e muitas outras do Brasil para gerencias todos os processos que envolvem a gestão de bibliotecas, desde a compra dos exemplares até o ato de empréstimo e renovação dos livros pelo aluno. Alguns dos serviços podem ser realizados via acesso pela internet acessando o acervo pelo código de cada campus: B1 para Chapecó (SC); B2 para Laranjeiras do Sul (PR); B3 para Realeza (PR); B4 para Cerro Largo (RS); B5 para Erechim (RS).

Além dos serviços utilizados pelos estudantes, os professores também podem fazer indicações de publicações a serem adquiridas. Pelo Pergamum também é possível a emissão de relatórios periódicos para o controle do acervo e detecção de necessidades.

Para a responsável pela coordenadoria de Gestão da Informação, Sigrid Weiss, “a catalogação dos exemplares adquiridos até agora ocorreu em poucos dias, devido ao fato do sistema pergamum estar em rede com outras instituições de ensino.” Além disso, outro fato que tornou o trabalho da equipe de bibliotecários facilitada foi a familiaridade com o sistema Pergamum adquirida durante treze anos pelo servidor Francisco José dos Santos Neto, período em que trabalhou no Centro Universidade Católica em Palmas (PR). Bacharel em Sistemas de Informação, Francisco considerou que “apesar da falta de conhecimento do programa pela maioria do grupo houve facilidade de entendimento”.

Sigrid e reitor Dilvo Ristoff mostram o primeiro livro catalogado pelo sistema Pergamum: “Tecnologia e Cultura Familiar”

março 31, 2010   Publicado em: Notícias