Docente participa de Simpósio de Literatura

Cerro Largo – A professora do campus Cerro Largo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Neiva Fernandes, participou do “IV Simpósio de Literatura, Comparatismo e Crítica Social”, durante os dias 03 a 05, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neiva apresentou o trabalho “Do silêncio à palavra – relatos sobre a China”. O Simpósio visa dar continuidade à temática da memória e às questões relacionadas com o autoritarismo e violência expressas na literatura, levando em conta contextos (de direita ou de esquerda), de repressão política, cultural, racial ou de gênero em diferentes épocas e países.
Considerando essas condições de produção, os artigos abordam os textos literários, confrontando diversas perspectivas de representação, construção e inscrição da memória e da repressão, tanto na literatura de cunho autobiográfico e testemunhal, como em romances, filmes, contos infantis e poemas.
O evento conta com o apoio da CAPES, do CNPq, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM, linha de pesquisa Literatura, Comparatismo e Crítica Social, e do Grupo de Pesquisa do mesmo programa, Literatura e Autoritarismo. Participam do evento alunos de graduaçaõ em Letras da UFSM, mestrandos e doutorandos, e de professores de outras instituições de ensino superior, como UFPEL, UFFS, campus Cerro Largo, URI, campus Frederico Westphalem, e UPF, além dos próprios professores da UFSM.

novembro 12, 2010   Publicado em: Notícias