Diretor recebe chaves do seminário de Cerro Largo

A capela do Seminário São José, em Cerro Largo (RS), esteve lotada durante a cerimônia de entrega das chaves e da documentação de propriedade do complexo do seminário, adquirido pela UFFS, ao diretor do campus, professor Antônio Andrioli, pelo bispo diocesano de Santo Ângelo, dom José Clemente Weber. A solenidade ocorreu na segunda-feira, dia 4 de janeiro, e se encerrou com uma visita das autoridades e
do público às dependências do prédio, onde são feitas as adaptações para o funcionamento do campus provisório da instituição. As atividades devem começar em março.

Andrioli leu uma mensagem do reitor, Dilvo Ristoff, para quem a entrega das chaves representa a efetivação do funcionamento da UFFS no município. Ristoff agradeceu, ainda, a todas as pessoas, entidades e instituições envolvidas na constituição do campus. A platéia, formada por representantes dos movimentos sociais, cooperativas, sindicatos, agricultores, professores, secretários da Educação, prefeitos e religiosos, acompanhou o cerimonial comandado pela professora Marlene Stochero.
Em seu discurso, o diretor do campus destacou o momento histórico de vivenciar a concretização do projeto de uma universidade pública que contará com uma gestão aberta à participação das comunidades organizadas. Antônio Andrioli ressaltou a importância do papel da ciência para melhorar a qualidade de vida e esse compromisso estará assegurado por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade.
O prefeito de Cerro Largo, Adair José Trott, também representando a Associação dos Municípios das Missões, lembrou da grande mobilização que permitiu a conquista de uma nova universidade. Isso significa, conforme o bispo diocesano José Weber, mais oportunidades para estudantes com menos recursos financeiros, o que torna mais verdadeira a função da universidade como um centro humanista.
Em sua fala, o representante do Movimento pró-UFFS, Canísio Schmidt, lembrou os primeiros debates, em 2005, para a criação da UFFS em uma região que não tinha acesso ao ensino superior gratuito. O representante da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa, prefeito Orlando Desconsi, disse que o conhecimento adquirido na UFFS vai contribuir para o desenvolvimento regional. Para isso, de acordo com o deputado estadual Elvino Bohn Gass, é necessária a troca de projetos entre a universidade, as prefeituras e os sindicatos nos processos de pesquisa e extensão.
O ex-governador, ex-ministro das Cidades e presidente do PT no Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, reafirmou que a UFFS estará voltada para a realidade social, pensando a realidade social e formando cidadãos conscientes e participativos.
A mesa da cerimônia foi formada pelo diretor do campus de Cerro Largo, Antônio Andrioli; bispo diocesano de Santo Ângelo, dom José Clemente Weber, prefeito Adair José Trott, presidente da Câmara de Vereadores de Cerro Largo, Pedro Protásio Butzen; responsável pelo protocolo, Marlene Stochero; representante do Movimento pró-UFFS, Canísio Schmidt; representante da Associação dos Municípios do Grande Santa Rosa, prefeito Orlando Desconsi; e deputado estadual Elvino Bohn Gass.
O Seminário São José foi adquirido pela UFFS com o empenho de R$ 1.370.000, referente à primeira parcela do valor total de R$ 2.740.000,00 paga à Mitra Angelopolitana. O complexo está sendo adaptado para funcionar como campus. Terá salas de aula, laboratórios, biblioteca, administração, sala de mídia e cantina com espaço de convivência. Quando ficar pronta a construção do prédio pioneiro da UFFS, o que deve ocorrer em 2010, o seminário será transformado em Casa do Estudante.

Fotos Fotos Fotos

janeiro 6, 2010   Publicado em: Notícias