Criado fórum para aproximar UFFS de escolas públicas

Representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estiveram reunidos com grupo de professores das escolas da rede pública municipal e estadual na sede da Afusoeste, na manhã de sábado (10/04). Com presença também de servidores da UFFS, sindicatos e movimentos sociais, os presentes dialogaram a respeito de formas viáveis de aproximar a UFFS do público estudantil que constitui as escolas públicas. A mesa de apresentação foi constituída pelo vice-reitor da UFFS, Jaime Giolo; pela pró-reitora de Graduação da UFFS, Solange Maria Alves; pela vereadora por Chapecó, Luciane Carminatti; pelo representante do deputado federal Cláudio Vignatti e mais tarde pelo deputado estadual por Santa Catarina, Pedro Uczai.

Em tom de apresentação dos cursos oferecidos pela UFFS, pelo menos nesse primeiro momento, a pró-reitora de Graduação da UFFS, Solange Alves, mencionou que o importante agora é colocar para funcionar os 42 cursos oferecidos pela universidade em conformidade com os projetos político-pedagógicos, seguindo as diretrizes do MEC mas, conforme a professora, “também respeitando algumas especificidades de uma instituição que está instalada em três estados brasileiros”. Em seguida, o vice-reitor da UFFS, Jaime Giolo, falou que o Brasil vive uma condição estrutural favorável em relação “à idéia de fazer educação e que, nesta perspectiva, a UFFS não pode virar as costas para a educação primária”. Em relação aos anseios do representantes das escolas públicas presentes, assegurou que a UFFS assumiu o compromisso de envolvimento direto com as comunidades onde está instalada, tanto em relação à formação do aluno de graduação quanto os de pós-graduação. “Construir educação pública de qualidade é fazer com que o Estado trabalhe com outros interesses que apenas o do capital”.

Ao final, depois de uma rodada de debate e encaminhamento e sugestões, foi criado um fórum que continuará as discussões em encontros futuros.

Pró-reitora de graduação e vice-reitor da UFFS estiveram reunidos com rede pública de ensino

abril 16, 2010   Publicado em: Notícias