Diretoria executiva de Laranjeiras do Sul está formada

Laranjeiras do Sul – O reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, nomeou a diretoria executiva do campus de Laranjeiras do Sul (PR). O diretor é Paulo Henrique Mayer, a coordenadora acadêmica, Alexandra Filipak, e o coordenador administrativo, Elemar do Nascimento Cezimbra.
O diretor lembra que a UFFS tem uma história interessante, pois foi criada pela luta conjunta de movimentos sociais e poder público. Mais do que uma proposta de excelência em ensino, pesquisa e extensão, Paulo Henrique Mayer destacou a escolha dos cursos que atendem às necessidades de desenvolvimento da região. “Realizaremos uma gestão próxima à população”, disse o diretor. Ele considera que a escolha de seu nome se deve, além da formação acadêmica, ao trabalho com agricultura familiar na área de desenvolvimento e agroecologia e à atuação em organizações governamentais e não governamentais pelo direito à terra. Além disso, foi um dos fundadores da Rede Ecovida de Agroecologia da Região Sul.
Na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, o diretor esteve reunido com o prefeito, Berto Silva, com o coordenador administrativo e o secretário da Educação, para planejar as ações necessárias no sentido de viabilizar o início das aulas no campus provisório, que funcionará na Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro). Mayer solicitou do poder público vigilância 24 horas para guarnecer o material que vai chegar – mobiliário, móveis, livros computadores e equipamentos diversos. A destinação de uma sala para a diretoria executiva despachar e receber os professores e técnico-administrativos nomeados também é uma medida importante, segundo o diretor.
Em médio prazo, Mayer ressaltou que é necessário acelerar o processo de negociação da área localizada na BR-158, que fica a 10 quilômetros do Centro da cidade, onde será instalado o campus definitivo. Ele disse que o prefeito prometeu fazer a desapropriação até o fim desta semana. A aquisição do terreno será feita pelas prefeituras de Laranjeiras do Sul, Rio Bonito, Porto Barreiro e Nova Laranjeiras.
Paulo Henrique Mayer é engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela UFSC e doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Como um dos representantes da Via Campesina Sul, que integra o Movimento Pró-Universidade, Elemar do Nascimento Cezimbra trabalhou nos últimos quatro anos para a instalação de um campus da UFFS em Laranjeiras do Sul. Ele considera que sua nomeação para diretor administrativo é resultado de uma luta intensa para a criação da nova instituição que, em sua região, será fundamental para o desenvolvimento econômico, social e da cidadania da população. “Aglutinamos forças para a criação de uma universidade pública em nossa região e, agora, vamos trabalhar para dar continuidade à forma como foi planejada e, assim, atender às demandas regionais.”
Elemar fez licenciatura em Filosofia e pós-graduação em Especialização em Educação e Desenvolvimento Rural, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou na Pastoral da Terra, na coordenação nacional do setor de formação de lideranças do MST e participou da criação do Centro de Agroecologia (Ceagro).
Portarias com nomeações
Paulo Henrique Mayer foi nomeado pela Portaria nº 15/GR/UFFS/2010, Alexandra Filipak, pela Portaria nº 16/GR/UFFS/2010 e Elemar do Nascimento Cezimbra pela Portaria nº 17/GR/UFFS/2010, todas assinadas no dia 2 de fevereiro.
O reitor, Dilvo Ristoff, informou que até o fim da semana devem ser nomeados os diretores e coordenadores do campus de Erechim (RS).

Fotos Fotos
Coordenadora acadêmica, Alexandra Filipak, e diretor do campus, Paulo Henrique Mayer, providenciam instalações na Unicentro Elemar do Nascimento Cezimbra é o coordenador administrativo

fevereiro 11, 2010   Publicado em: Notícias