Licenciatura em Geografia promove Aula Inaugural com professor da UFSC

Chapecó – O curso de Licenciatura em Geografia do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó promoveu sua Aula Inaugural na manhã de sexta-feira dia 6 de maio. Realizada no Auditório, teve a presença de alunos do curso de Geografia da UFFS e também da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além da pró-reitora de Graduação da UFFS, Solange Maria Alves; a diretora do Sistema de Bibliotecas, Sigrid Karin Weiss Dutra; e a coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia da UFFS campus Chapecó, professora Gisele Lima.

Foi convidado para proferir a aula o professor doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Ewerton Vieira Machado, do departamento de Geociências da UFSC. Com o tema “Conversações em Torno da Formação do Profissional em Geografia para o Mundo Contemporâneoâ€, iniciou falando do projeto Geomemórias, que coordena na UFSC e que logo fará parte de um programa de dimensão nacional denominado “Memória da Geografia Contemporânea Brasileiraâ€. Antes de entrar no assunto principal, o professor Ewerton Machado traçou um painel dos cinco profissionais que considera os pilares do estudo de Geografia no Brasil. Em seguida, falou para os alunos da UFFS e da UFSC das três dimensões da formação do profissional da área no mundo contemporâneo: o saber, o saber fazer, e o saber ser.

Avançando na discussão, fez um panorama do ensino da Geografia no Brasil desde a década de 1930, quando surgem as escolas especializadas no ensino da área e inicia-se a formalmente a Geografia acadêmica no país. “Dava-se muito mais importância à descrição da forma das coisas e pouco à sua formaçãoâ€, salienta. A idéia de uma Geografia com outros contornos, conforme o professor da UFSC, surge nos anos 1970, com os estudos do professor Milton Santos, o qual preconizava uma “geografia híbrida e um pouco mais voltada para os aspectos abstratos que envolvem a concepção de mundo das pessoasâ€. Por fim, disse que a formação do profissional atual não pode fugir do reconhecimento de um método, de bases bem sólidas pelas quais se pensa os novos paradigmas do ensino de Geografia.

O professor Ewerton Vieira Machado é do departamento de Geociências da UFSC

maio 12, 2010   Publicado em: Notícias