Licenciatura em Geografia promove Aula Inaugural com professor da UFSC
Chapecó – O curso de Licenciatura em Geografia do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Chapecó promoveu sua Aula Inaugural na manhã de sexta-feira dia 6 de maio. Realizada no Auditório, teve a presença de alunos do curso de Geografia da UFFS e também da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além da pró-reitora de Graduação da UFFS, Solange Maria Alves; a diretora do Sistema de Bibliotecas, Sigrid Karin Weiss Dutra; e a coordenadora do curso de Licenciatura em Geografia da UFFS campus Chapecó, professora Gisele Lima.
Foi convidado para proferir a aula o professor doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Ewerton Vieira Machado, do departamento de Geociências da UFSC. Com o tema “Conversações em Torno da Formação do Profissional em Geografia para o Mundo Contemporâneoâ€, iniciou falando do projeto Geomemórias, que coordena na UFSC e que logo fará parte de um programa de dimensão nacional denominado “Memória da Geografia Contemporânea Brasileiraâ€. Antes de entrar no assunto principal, o professor Ewerton Machado traçou um painel dos cinco profissionais que considera os pilares do estudo de Geografia no Brasil. Em seguida, falou para os alunos da UFFS e da UFSC das três dimensões da formação do profissional da área no mundo contemporâneo: o saber, o saber fazer, e o saber ser.
Avançando na discussão, fez um panorama do ensino da Geografia no Brasil desde a década de 1930, quando surgem as escolas especializadas no ensino da área e inicia-se a formalmente a Geografia acadêmica no paÃs. “Dava-se muito mais importância à descrição da forma das coisas e pouco à sua formaçãoâ€, salienta. A idéia de uma Geografia com outros contornos, conforme o professor da UFSC, surge nos anos 1970, com os estudos do professor Milton Santos, o qual preconizava uma “geografia hÃbrida e um pouco mais voltada para os aspectos abstratos que envolvem a concepção de mundo das pessoasâ€. Por fim, disse que a formação do profissional atual não pode fugir do reconhecimento de um método, de bases bem sólidas pelas quais se pensa os novos paradigmas do ensino de Geografia.
maio 12, 2010 Publicado em: NotÃcias