UFFS recebe terreno em Laranjeiras do Sul

Laranjeiras do Sul – A união entre prefeitos de quatro municípios resultou na compra e doação de um terreno para a construção do futuro campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Laranjeiras do Sul.
A doação foi feita oficial e legalmente, inclusive com a assinatura da escritura do terreno, na quinta-feira, dia 6 de maio, com a presença do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, do pró-reitor de Administração, Paulo Roberto Pinto da Luz, e da coordenadora de gabinete, Clotilde Ceccatto.

Os prefeitos de Laranjeiras do Sul, Berto Silva; de Porto Barreiro, João Costa; de Nova Laranjeiras, Eugênio Bittencourt e o vice-prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Rildo Safraider, estiveram no Sindicato Rural para fazer a entrega do terreno. O investimento total das prefeituras chegou a R$ 1,145 milhão, sendo o valor dividido proporcionalmente pelos municípios, de acordo com a população. Simbolicamente, os prefeitos e o vice-prefeito entregaram cheques ao reitor.

O prefeito de Porto Barreiro disse que o momento era de extrema alegria, pois a região poderá materializar um sonho. “Esta é uma conquista histórica. Mesmo com sacrifício, estamos fazendo a nossa parte”.
Bittencourt ressaltou que a universidade é o maior investimento para a região pela possibilidade da evolução pelo conhecimento. “Agora a educação pode chegar a todos, aos filhos de trabalhadores, de agricultores. O futuro dirá que o investimento valeu a pena”.
Safraider também ressaltou a importância da união e da conquista. Lembrou que “muitas pessoas trabalharam para que o momento se tornasse realidade”.

O prefeito anfitrião destacou que a compra foi possível, apesar das diferenças políticas entre os líderes. “Este momento é o símbolo da união”. Silva afirmou ter um sentimento de alegria e gratidão pela concretização da UFFS. Ele fez questão de ressaltar que o trabalho do professor Dilvo e de sua equipe é “motivo de honra e orgulho”. O prefeito também anunciou que o projeto de asfaltamento do entorno do campus provisório foi liberado, totalizando R$ 2,45 milhões.
O reitor da UFFS destacou que o êxito do empreendimento em Laranjeiras do Sul veio com a percepção de que a luta pela universidade era do interesse de todos os municípios da região e não só de Laranjeiras do Sul. E já levou mais boa notícia: anunciou que devem ser liberados R$ 1,7 milhão para a assistência aos estudantes.

Para o professor Dilvo, os índices mostram que a UFFS é a primeira universidade pública popular brasileira: 91% dos aprovados no processo seletivo cursaram os três anos do ensino médio em escolas públicas e 81% correspondem à primeira geração da família a chegar na universidade. Porém, lembrou que o trabalho só está no começo: “há tudo para ser feito. Mas, destacou, se com poucas pessoas em cada lugar fizemos tudo o que temos, imaginem o quanto faremos agora que temos professores, técnicos, estudantes e tantas outras pessoas que agora trabalham pela UFFS. O método já conhecemos: é a união, a tolerância à diferença, a persistência e a força. Este é o momento para os desbravadores”.

Ristoff também anunciou que, respondendo a inúmeros pedidos do Ministério da Educação e da Casa Civil, Laranjeiras do Sul e Chapecó devem receber uma visita especial. Em data ainda a ser confirmada, o presidente Lula deve conhecer a UFFS.

Por fim, o reitor falou que os prefeitos não devem se preocupar. Em breve, o investimento de R$ 1,145 milhão deve se transformar em R$ 6 milhões,- com a construção da sede definitiva de 5 mil metros quadrados. Segundo o professor, o edital está pronto e a caminho da procuradoria para, em breve, ser aberto todo o processo de escolha da empresa que executará a obra.

(Da esquerda para a direita) Vice-prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Rildo Safraider, prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, Reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, prefeitos de Porto Barreiro, João Costa, e de Nova Laranjeiras, Eugênio Bittencourt

maio 12, 2010   Publicado em: Notícias