Reitor fala sobre educação superior em Aula Inaugural

Realeza – O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Dilvo Ristoff, proferiu a Aula Inaugural do campus de Realeza no dia 7 de maio, sexta-feira. Com o tema “As tendências e desafios da educação superior brasileira”, a aula tratou da expansão e democratização do ensino superior no país, a importância do ensino superior para a soberania nacional e as necessidades do Brasil para chegar a uma taxa aceitável de jovens nas universidades.

Depois de apresentações artísticas e discursos, Ristoff recebeu da Câmara Municipal e do Poder Executivo de Realeza o título de Cidadão Honorário.

Durante a aula, o professor explicou que em oito anos, as instituições de ensino superior passaram de 1.180 a 2.270. Entretanto, a maioria é do setor privado – pagas, portanto -, e não são instituições autônomas com ensino, pesquisa e extensão (características de uma Universidade, conforme a lei).

Segundo o reitor, as universidades são locais de liberdade, permanente tensão, pluralidade de idéias, mas que é justamente deste espaço que brota a energia criativa. No Brasil, 15 de cada 100 jovens de 18 a 24 anos que desejam seguir seus estudos estão no ensino superior. Ristoff lembra que em países desenvolvidos o índice é de 40 jovens para cada grupo de 100. Com esse quadro, o reitor lembra que falta muito para que o país chegue a este nível.

Ristoff esclareceu que vê como essencial a interiorização das IFES e a inclusão dos mais pobres no ensino superior público e gratuito. Explicou que 92% dos alunos de Medicina do país vêm dos 11% dos estudantes que saem do ensino médio privado. Para Ristoff, portanto, “o campus não reflete a sociedade, mas sim, aguça as diferenças da sociedade”. E seguiu o raciocínio: “a palavra de ordem hoje é democratizar – assegurar a todos as oportunidades, especialmente aos historicamente excluídos”.

Para o professor, superar a política de expansão para criar uma política de democratização, equilibrar o público e o privado, trabalhar a diversidade de modelos e descentralizar parte do sistema são os principais desafios na educação superior brasileira.

Reitor Dilvo Ristoff destacou a importância da democratização do ensino superior no país

maio 12, 2010   Publicado em: Notícias