Quem é quem – João Alfredo Braida

O Quem é quem traz o currículo e um pouco do que pensa sobre o futuro da UFFS o diretor do campus de Realeza, João Alfredo Braida. Confira:

Nasceu em Santa Maria (RS), filho de agricultores familiares que, em 1977, abandonaram o campo em busca de melhores oportunidades para seus filhos. Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1990, onde foi bolsista de aperfeiçoamento (CNPq) junto ao Departamento de Solos em 1991.
É mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 1994) e doutor em Ciência do Solo pela UFSM (2004), tendo desenvolvido parte de seus estudos na Universidade de Kiel, Alemanha (2003).
Em 1994 tornou-se professor da, então, Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó (SC). Em 1995, ingressou como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, antigo CEFET-PR), onde, atualmente, é professor nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia e de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional.
Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e da Água. Nos últimos anos dedica-se, também, à discussão do desenvolvimento rural no Território Sudoeste do Paraná, tendo integrado o Grupo Gestor do Território no biênio 2004/05 como representante da UTFPR, e integra o grupo de pesquisa CEPAD (Centro de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Regional). Desde março de 2010 é Diretor do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Como projeta a UFFS no futuro?
Quando penso no futuro da UFFS, imagino uma universidade plena, plural, autônoma e democrática, de caráter popular, que esteja ao alcance dos os filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras. Imagino uma universidade em que a diversidade de idéias, de culturas, de crenças e de aspirações do povo se manifeste plenamente, convivendo em constante diálogo, que propicie um “caldo” pleno de possibilidades para o desenvolvimento da ciência, da cultura e da arte, contribuindo efetivamente para a construção de um mundo melhor para todos.

Quais suas expectativas como Diretor do Campus da UFFS em Realeza?
Espero poder contribuir efetivamente para a implantação do projeto de Universidade que foi pensado pelos movimentos sociais que deram suporte ao processo de criação da UFFS. Os desafios colocados por este projeto são muitos, pois evocam um modelo de universidade quase utópico, como jamais foi construído no Brasil. Entretanto, é exatamente este caráter utópico que torna o desafio atraente e, por isso foi determinante para minha aceitação ao convite realizado, primeiramente, pelos movimentos sociais do Sudoeste do Paraná e, depois, pelo Prof. Dilvo, para compor a equipe de implantação. Finalmente, espero que a democracia, a ética, a solidariedade e a responsabilidade social sejam valores fundamentais na nossa gestão enquanto equipe de implantação, de modo que a reafirmação destes princípios seja um de nossos legados ao futuro da UFFS.

Diretor espera contribuir na implementação da UFFS plena, plural, autônoma e democrática

maio 12, 2010   Publicado em: Notícias