Reitor profere Aula Magna no campus de Erechim

Erechim – O campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim esteve bem movimentado no último final de semana, com a realização de dois eventos que revestiram de tom oficial o início das atividades da instituição na região do Alto Uruguai. O primeiro deles, durante a noite  de sexta-feira, 14 de maio, aconteceu no auditório do campus e reuniu cerca de mil pessoas, entre autoridades convidadas, estudantes dos oito cursos oferecidos pela UFFS neste primeiro semestre, servidores e pessoas da comunidade. O primeiro ato da noite foi a composição da mesa, com a presença de dirigentes da UFFS, entre eles o vice-reitor, Jaime Giolo, e o diretor do campus em Erechim, Ilton Benoni. Também fez parte da mesa a estudante de História e participante do Conselho Estratégico e Social, Vanessa Zin.

Depois de composta a Comissão de Honra, pelos docentes Anderson André Genro Alves Ribeiro, do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, e Núbia Saraiva Ferrreira Rech, estudantes da UFFS, portando a bandeira da instituição, acompanharam o reitor Dilvo Ristoff até a cátedra. Em seu pronunciamento de apresentação, o diretor do campus Erechim, Ilton Benoni, disse que a história futura terá a obrigação de resgatar a empreitada  social que foi o movimento pela criação da UFFS. Depois de agradecer o apoio dos poderes executivo e legislativo, mencionou que a UFFS veio para “agregar energias e contribuir na melhora da atmosfera política e social da regiãoâ€, e que “o projeto concebido encontrou aqui um solo fértil para prosperarâ€.

O ponto alto do evento foi a Aula Magna com o tema “Educação Superior e Progresso de Nação†proferida pelo reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, que no início aproveitou para anunciar a entrega de laptops para todos os professores do campus. Depois foi incisivo em dizer: “Meu desejo é que este seja não só o primeiro ano da UFFS, mas O ano da UFFS: o ano da construção da nossa identidade institucional; o ano que definirá a nossa casa e a nossa cara; o ano que dirá a todos o que somos e o que queremos ser. Por tudo isso, este será um ano de muito trabalho!â€. No decorrer da fala, foi destacando as diferenças da UFFS em relação a outras intituições de ensino superior, pontuando que uma delas é “o nosso compromisso de formar o homem na sua totalidade, um ser humano que entenda de vários assuntos e que não seja apenas um profissional técnicoâ€. Dilvo Ristoff afirmou ainda que “a palavra de ordem agora não é apenas expandir, mas sim democratizar o acesso ao ensino superior no Brasilâ€. Destacou ainda outro desafio importante: democratizar a permanência dos alunos no campus, “fazendo o possível para que nenhum deles tenha de interromper os estudos devido a problemas financeirosâ€. Com esse propósito, anúnciou a liberação, pelo MEC, de R$ 1,7 milhão destinados ao primeiro plano de assistência estudantil da UFFS, a ser implementado nas próximas semanas.

maio 18, 2010   Publicado em: Notícias