Passeata e show musical divulgaram o campus de Erechim

Erechim – Era próximo das 9h30min de sábado, 15 de maio, quando as primeiras pessoas começaram a tomar os espaços da Praça Jaime Lago, na região central de Erechim, para fazerem parte do ato público organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com apoio de várias entidades e organizações que tiveram papel importante no processo de instalação, com destaque para o Movimento Pró-Universidade Federal. Aos poucos o grupo foi aumentando com a chegada de ônibus e automóveis provenientes de municípios próximos, de estudantes da UFFS, de políticos e de dirigentes de entidades sociais. Após algumas manifestações, os participantes dirigiram-se em passeata até o campus da UFFS, entoando canções e revivendo alguns momentos marcantes da trajetória de instalação da UFFS na região.

A segunda parte da programação teve início já no campus, com a chegada dos manifestantes em frente ao palco montado próximo ao prédio onde a UFFS está localizada especialmente para o show do cantor nativista Dante Ramon Ledesma. Antes, porém, falaram o diretor do campus Erechim, Ilton Benoni, o qual deu as boas vindas a todos e convidou os presentes a conhecerem as instalações da universidade. O vice-reitor da UFFS, Jaime Giolo, aproveitou para salientar o compromisso da UFFS em se tornar “tão grande e tão universal quanto às melhores universidades do Brasil”, mas “comprometida com o atendimento das demandas regionais e sociais”. Em seguida, falou que a instituição passa por um processo de constituição, tanto no que diz respeito à elaboração de seu estatuto e dos vários conselhos que a regem, como também do início da construção dos prédios. “Mas nada disso adiantará se o aluno não souber que tudo isso é para ele, para que se torne um grande cidadão, um grande cientista e um grande profissional.”

A parte mais animada da manifestação ocorreu durante o show do cantor nativista Dante Ramom Ledesma, que animou o público com suas músicas que retratam sentimentos de liberdade e solidadriedade. Ao mesmo tempo, estudantes e professores aproveitavam para divulgar a grade curricular e a produção dos cursos oferecidos pelo campus de Erechim neste primeiro semestre. Um deles foi o de Agronomia com Ênfase em Agroecologia, o qual divulgava, entre outras informações, a importância da produção de alimentos mais saudáveis e de forma mais sustentável. Quem falou a respeito com entusiasmo foi o acadêmico Valdecir Venturin, 38 anos de idade, e que só agora, com a instalação da UFFS na região, pôde frequentar uma universidade.

Portanto faixas e bandeiras, participantes da passeata comemoraram a instalação da UFFS em Erechim

maio 18, 2010   Publicado em: Notícias