Segundo concurso para docentes da UFFS teve quase 1.500 candidatos

Chapecó –  O segundo concurso público para docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) teve um total de 1.476 inscritos, sendo que 1.295 compareceram ao campus da Unochapecó, na cidade de Chapecó, para realizar a prova de conhecimentos, composta de trinta questões objetivas de múltipla escolha. O cargo mais disputado foi na área de  Microbiologia, campus Chapecó, com 105 inscrições. Nesta edição do concurso, que teve sua primeira etapa no dia 23 de maio, foram ofertadas 98 vagas, em várias áreas do conhecimento e para serem preenchidas nos cinco campi que compõem a estrutura da UFFS. Um grande número de pessoas foi mobilizado para dar suporte e auxiliar no decorrer das três horas de duração da prova, e também na recepção dos candidatos.

 Foram 141 colaboradores, entre coordenadores, fiscais, apoio e outras funções, além da equipe da Fepese. Destes, 37 são servidores da UFFS. Para Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, diretora de Gestão de Pessoas da UFFS, este primeiro concurso para docentes realizado em Chapecó ocorreu conforme o previsto, principalmente pelo envolvimento da equipe responsável pela organização, inclusive durante o dia de realização da prova. Conforme a diretora de Gestão de Pessoas, foi preciso muito trabalho de muitas pessoas para que tudo ocorresse sem atribulações. “Foi um desafio grande participar da organização de um concurso com tantos candidatos”, analisa.       

Esta edição do concurso para docentes da UFFS atraiu candidatos de várias regiões do Brasil. Entre eles, Cristina Maria Vasques, de Palmas, capital do  estado do Tocantins, e Christian Muleka, que se deslocou de Florianópolis para fazer a prova. Cristina, mestre e doutoranda em Letras pela Unesp, campus de Araraquara (SP), disputava uma das vagas abertas para Literatura no campus de Realeza (PR). Ela disse que soube do concurso pela secretaria do curso de pós-graduação da Unesp, a qual costuma mandar e-mails avisando dos concursos realizados em todo o país. “Já tentei alguns concursos, mesmo em Palmas, mas acredito que a UFFS é uma grande oportunidade profissional e pessoal, já que no sul as pessoas são mais conscientes e têm uma formação cultural mais sólida”, analisou Cristina Vasques.  

 Já Christian Muleka, que acompanhava Cristina num passeio pelo campus da Unochapecó antes da prova, nasceu no país  africano da atual República Democrática do Congo e mora há vários anos em Florianópolis, onde concluiu graduação, mestrado e doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área de Ciências da Educação. Este foi o terceiro concurso que realizou em 2010, desta vez para Educação Infantil, campus Erechim (RS), apesar de ainda não conhecer a cidade. “Estou bem preparado”, relatou Christian Muleka.

Quase 1.500 candidatos, vindos de várias partes do Brasil, foram ao campus da Unochapecó realizar a prova objetiva

maio 28, 2010   Publicado em: Notícias