Definidos os membros do Conselho Estratégico e Social da UFFS

Chapecó – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) definiu os 40 nomes que comporão o Conselho Estratégico Social com mandato de dois anos, renovável por igual período. Os representantes dos docentes, dos servidores técnico-administrativos e dos estudantes foram escolhidos depois de discussões e processo de eleição direta. Os demais foram definidos por meio de indicações analisadas pela Reitoria. Também fazem parte do Conselho, como membros natos, o Reitor e os diretores dos campi da UFFS. O órgão tem caráter consultivo e aplicado em determinadas situações, como questões relativas ao compromisso social da UFFS, na elaboração do Estatuto, na elaboração e monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional, e na construção e monitoramento da proposta orçamentária anual.

Entre as competências do Conselho Estratégico e Social está o de analisar e avaliar o impacto social, econômico, cultural e educacional da UFFS na região onde está inserida, além de propor e recomendar ações, em várias áreas, que possam acrescentar no desenvolvimento regional, em especial da população mais carente. Nas palavras do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, “trata-se de um conselho que busca garantir a responsabilidade diuturna e permanente da UFFS com a sociedade que a criou, analisando e avaliando o impacto social, econômico, cultural e educacional da sua presença na região”. Em relação aos parâmetros adotados pela UFFS, “o Conselho representa uma das principais forças na construção de uma universidade da sociedade, para a sociedade e pela sociedade, ou seja, uma universidade verdadeiramente democrática”, abalizou Dilvo Ristoff.

Representantes dos Movimentos Sociais

Rio Grande do Sul
Canísio Roque Schmidt (Movimento das Cooperativas e Sindicatos da Região Macromissioneira);
Altemir Tortelli (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar dos Três Estados do Sul – Fetraf Sul);
Alexandra Borba da Silva (Movimento dos Atingidos por Barragens);
Fátima Pansera (Movimento das Mulheres Camponesas – MMC).

Paraná
Elemar Cezimbra (Via Campesina);
Inácio Werle (Fetraf Sul);
Avelino Callegari (Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – Assesoar);
Nelson Gomes (Associação dos Professores do Paraná – APP – Sindicato).

Santo de Luca (Movimento Pró-Universidade Federal);
Ana Elsa Munarini (Movimento das Mulheres Camponesas – MMC);
Charles Reginatto (Movimento dos Pequenos Agricultores);
Daniel kroth (Fetraf Sul).

Representantes das igrejas da região:
Marlo Flávio Tessaro (Diocese de Chapecó – SC);
Dirceu Balestrin (Diocese de Erechim – RS).

Representante das universidades comunitárias da região:
José Alexandre de Toni (Unochapecó).

Representante das instituições de educação superior públicas da região:
Daniel Iunes Raimann (Udesc).

Representantes das entidades patronais (Agricultura, Comércio e Indústria) da região Oeste de Santa Catarina, do Noroeste do Rio Grande do Sul e do Sudoeste do Paraná e seu entorno:

Rio Grande do Sul
José Roberto Oliveira (Sindilojas);
Deoclésio Corradi (Associação Cultural, Comercial e Industrial de Erechim – ACCIE).

Paraná
Gizélio Linhares (Associação Comercial e Industrial de Laranjeiras do Sul – ACILS);
Luis Carlos Peretti (Coordenadoria das Associações Comerciais do Sudoeste do Paraná – CACISPAR).

Danilo Luiz de Ré (Federação do Comércio de Santa Catarina – Fecomércio);
João Carlos Stakonski (Associação Comercial e Industrial de Chapecó – ACIC).

Representantes das associações dos municípios das cidades que abrigam campi da UFFS

Erechim
Anacleto Zanella (Associação Municípios Alto Uruguai – Amau).

Laranjeiras do Sul
João Costa de Oliveira (Associação de Municípios Cantuquiriguaçu – AMC).

Chapecó
Fabiano da Luz (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina – Amosc).

Cerro Largo
Marlene Catarina Stochero (Associação dos Municípios das Missões – AMM).

Realeza
Eduardo Gaievski (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – Amsop).

Representante do Fórum da Mesomercosul
Zeferino Perin

Representantes dos professores do Ensino Fundamental (séries iniciais e séries finais) e um representante dos professores do Ensino Médio:

Professores representantes do Ensino Fundamental:
Marli Helena Kumpel da Silva (Cpers – Erechim);
Luciane Carminatti (Sinte – Chapecó).

Professor representante do Ensino Médio:
Solange Pilati Ribeiro (APP – PR).

Representantes dos docentes da UFFS
Luis Claudio Krajevski – campus de Laranjeiras do Sul;
Marcelo Jacó Krug – campus de Cerro Largo;
José Carlos Radin – campus de chapecó.

Representantes dos servidores técnico-administrativos da UFFS:
Giancarlo Dondoni Salton – campus de Chapecó;
André Carvalho Baida – campus de Realeza;
Cristiano Silva de Carvalho – campus de Erechim.

Representantes dos estudantes da UFFS:
Ivandro Gomes de Amorin – campus de Laranjeiras do Sul;
Vanessa Zin – campus de Erechim;
Jaques Toledo – campus de Chapecó.

maio 28, 2010   Publicado em: Notícias