Abertos editais de bolsas a alunos da UFFS

Chapecó – Já estão publicados no site da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), os editais de bolsas para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que frequentem as aulas e tenham bom rendimento no curso. As bolsas Iniciação Acadêmica e Permanência devem contribuir para que 900 alunos da UFFS continuem estudando.

A diferença entre as bolsas é que os contemplados com a Bolsa Iniciação Acadêmica precisarão disponibilizar 20 horas semanais para atividades acadêmicas. Serão participações em grupos de estudos, pesquisas bibliográficas e documentais, produção de textos, elaboração de artigos e relatórios científicos, entre outras atividades. A disponibilidade é de 250 bolsas no valor de R$ 450.

Já os alunos que não têm disposição de horas poderão concorrer à Bolsa Permanência. Serão 650 bolsas no valor de R$ 255.

A distribuição de benefícios será proporcional ao número de vagas disponibilizadas em cada campus neste ano – 900 em Chapecó, 330 em Cerro Largo, 400 em Erechim, 270 em Realeza, e 260 em Laranjeiras do Sul. A vigência das bolsas será de cinco meses: de 16 de agosto a 31 de dezembro.

As inscrições para concorrer às bolsas iniciam em 9 de junho e seguem até o dia 23. A homologação do resultado acontece no dia 6 de agosto. O calendário completo e toda a documentação necessária para solicitar as bolsas estão nos editais, disponíveis no link Alunos.

Para a diretora de Assuntos Estudantis, Geruza D’Ávila, as bolsas serão essenciais para a permanência de muitos alunos da UFFS. “Vários alunos nos procuravam preocupados com a permanência na universidade por motivos financeiros. As bolsas eram muito esperadas”. Ainda conforme Geruza, a UFFS ainda está construindo uma política de permanência dos estudantes, mas as bolsas irão contribuir com a intenção da instituição, de que os alunos continuem na instituição até a conclusão do curso.

A diretora lembra que os estudantes interessados nas bolsas devem ler atentamente os editais, já que são necessários vários documentos para a inscrição, e até o dia 9 de junho procurem a diretoria e os responsáveis nos campi para sanar as dúvidas que possam surgir.

Fique atento ao calendário

Bolsa Iniciação Acadêmica

Período de inscrição – 09 de junho a 23 de junho no horário de atendimento dos setores responsáveis pelos Assuntos Estudantis.
Pré-levantamento dos inscritos por curso e por campus e repasse aos docentes para elaboração das propostas de atividades de Iniciação Acadêmica – 24 a 30 de junho.
Análise socioeconômica – 24 de junho a 23 de julho
Divulgação dos bolsistas selecionados – 26 de julho
Solicitação de Recursos – 27 de julho a 02 de agosto
Análise dos Recursos – 03 a 05 de agosto
Homologação Final – 06 de agosto
Elaboração e entrega pelos docentes dos Planos de Atividades de Iniciação Acadêmica à Diretoria de Assuntos Estudantis – 26 de julho a 09 de agosto
Análise dos planos e alocação dos bolsistas – 10 a 13 de agosto
Início das atividades do bolsista – 16 de agosto
Término de vigência da Bolsa – 31 de dezembro

Bolsa Permanência

Análise socioeconômica – 24 de junho a 23 de julho.
Divulgação dos Bolsistas Selecionados – 26 de julho.
Solicitação de Recursos – 27 de julho a 02 de agosto.
Análise dos Recursos – 03 a 05 de agosto.
Homologação Final – 06 de agosto.
Início da vigência da Bolsa – 16 de agosto.
Término da vigência da Bolsa – 31 de dezembro.

maio 30, 2010   Publicado em: Notícias