Campi discutem estatuto

O estatuto provisório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a ser entregue ao Ministério da Educação (MEC) em primeiro de julho, está sendo discutido nos cinco campi da instituição.
Nos dias 19 e 20 de maio, professores e servidores técnico-administrativos de Erechim se reuniram para conversar a respeito do documento. O grande grupo volta a se reunir no dia 26 para a discussão coletiva das sugestões e contribuições.
Em Chapecó, técnicos e docentes seguem discussões separadamente e devem fazer uma última reunião no dia 1. Já em Cerro Largo, docentes e técnicos fizeram um encontro conjunto no dia 19, depois de discussões por categoria.
Em Laranjeiras do Sul, a primeira discussão do Estatuto entre os professores acontece no dia 27 de maio. Os técnicos se reuniram no dia 19, e no dia 2 de junho as duas categorias se encontram para tratar do estatuto. Em Realeza as reuniões, nos dias 18 e 25, foram conjuntos, entre direção, docentes e técnicos.
Segundo o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, a universidade cumpre o que estabelece a lei com relação ao prazo de entrega do estatuto. “Primeiro porque é lei e deve ser cumprida e, segundo, porque o estatuto é exigido em todos os espaços de atuação da UFFS, inclusive para ter voz e voto na Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior)”.
Como é provisório, o estatuto deverá ser revisto em processo estatuinte a ser definido assim que a universidade tiver pelo menos a metade de seus corpo docente, técnico e discente atuante, com conselho universitário instituído e em condições de deliberar e com o Conselho Estratégico Social em funcionamento.

Confira o calendário
2 de junho – Data limite para a entrega das contribuições dos campi à reitoria.
20 de junho – Reunião para que o Conselho Estratégico Social também dê suas sugestões.
7 a 14 de junho – Organização do material pela Reitoria.
15 e 16 de junho – Redação da versão final e aprovação do estatuto por uma plenária.
1 de julho – Entrega do estatuto provisório ao MEC.

Em Chapecó, técnicos (foto) devem voltar a se reunir, desta vez com professores

maio 30, 2010   Publicado em: Notícias