Treinamento padroniza ações na inscrição das bolsas

Chapecó – Servidores técnico-administrativos ligados à diretoria e aos setores de Assuntos Estudantis nos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) fizeram um treinamento, na sexta-feira (28), para as inscrições das bolsas oferecidas pela instituição. As duas modalidades de bolsa – Iniciação Acadêmica e Permanência – terão as inscrições abertas de 9 a 23 de junho.
O treinamento, orientado pela diretora de Assuntos Estudantis, Gerusa D’Ávila, além de esclarecer quem estará diretamente ligado às inscrições, também foi uma maneira de padronizar os procedimentos nos cinco campi. Inicialmente, Geruza lembrou que os alunos precisam se sentir acolhidos no momento da orientação sobre a documentação necessária e de como fazer a inscrição.
O procedimento seguinte será o recebimento de formulários e documentos, que deverão estar lacrados, garantindo assim o sigilo das informações. O servidor que receber os documentos somente poderá os verificar caso o aluno pedir essa ajuda.
Geruza lembrou que cada estudante deve se inscrever em somente uma das modalidades de bolsa. Caso um aluno que se inscreveu na Iniciação Acadêmica não conseguir ser contemplado, ele passa automaticamente a concorrer na modalidade Permanência. De qualquer maneira, cada estudante poderá receber apenas um benefício.
Na etapa posterior, a documentação será encaminhada às três assistentes sociais da UFFS para a aferição quanto ao índice de vulnerabilidade social, de acordo com o que foi estabelecido pelos editais. A divulgação dos contemplados e o recebimento dos recursos vêm na sequência.
A participação no treinamento foi intensa. Os servidores dos setores de Assuntos Estudantis fizeram questionamentos e sugestões para os próximos editais de bolsas da universidade.
Informações sobre as bolsas também foram repassadas aos coordenadores de curso, no mesmo dia.

Servidores que trabalham com as bolsas

Confira os calendários das bolsas:

Bolsa Iniciação Acadêmica
Período de inscrição – 09 de junho a 23 de junho no horário de atendimento dos setores responsáveis pelos Assuntos Estudantis.
Pré-levantamento dos inscritos por curso e por campus e repasse aos docentes para elaboração das propostas de atividades de Iniciação Acadêmica – 24 a 30 de junho.
Análise socioeconômica – 24 de junho a 23 de julho
Divulgação dos bolsistas selecionados – 26 de julho
Solicitação de Recursos – 27 de julho a 02 de agosto
Análise dos Recursos – 03 a 05 de agosto
Homologação Final – 06 de agosto
Elaboração e entrega pelos docentes dos Planos de Atividades de Iniciação Acadêmica à Diretoria de Assuntos Estudantis – 26 de julho a 09 de agosto
Análise dos planos e alocação dos bolsistas – 10 a 13 de agosto
Início das atividades do bolsista – 16 de agosto
Término de vigência da Bolsa – 31 de dezembro

Bolsa Permanência
Análise socioeconômica – 24 de junho a 23 de julho.
Divulgação dos Bolsistas Selecionados – 26 de julho.
Solicitação de Recursos – 27 de julho a 02 de agosto.
Análise dos Recursos – 03 a 05 de agosto.
Homologação Final – 06 de agosto.
Início da vigência da Bolsa – 16 de agosto.
Término da vigência da Bolsa – 31 de dezembro.

junho 9, 2010   Publicado em: Notícias