Estudantes de Geografia comemoram seu dia com trabalho de campo

Chapecó/Erechim – O Dia do Geógrafo (29 de maio) foi comemorado com trabalho por professores e alunos de Geografia de Chapecó e Erechim da UFFS. Uma atividade de campo reuniu os dois campi nos municípios de Itá (SC) e Aratiba (RS) para refletirem sobre os impactos (ambientais, sociais, econômicos e culturais) com a construção da Usina Hidrelétrica de Itá.
No contato com a região, os alunos também puderam observar os aspectos relacionados à caracterização físico-natural e à dinâmica territorial das áreas de entorno do lago formado pela barragem da usina, no Rio Uruguai e alguns de seus afluentes.
Os professores buscaram, por meio da atividade, instigar nos alunos a capacidade crítica de observar a realidade a partir de critérios científicos da pesquisa geográfica, bem como mostrar a utilização de procedimentos metodológicos e técnicas de pesquisa, como a observação e leitura da paisagem no espaço urbano e rural, assim como o diálogo com moradores que vivenciaram o processo de construção da usina.
Participaram da atividade os professores Adriano de Oliveira, Andrey Binda e Gisele Lima do curso de Geografia de Chapecó; Dilermando da Silveira e Fábio Sanches do curso de Geografia de Erechim; Anderson Ribeiro do curso de Engenharia Ambiental de Erechim; Luis Fernando Corrêa do curso de Sociologia de Erechim e Gismael Perin do curso de Agronomia de Erechim.

Alunos do curso de Geografia dos campi de Chapecó e Erechim fizeram visita técnica à usina hidrelétrica

junho 11, 2010   Publicado em: Notícias