Aprovado primeiro projeto de extensão da UFFS

Laranjeiras do Sul – O projeto “Boas práticas de manejo em piscicultura na agricultura familiar” (Edital Proext 2010/MEC) foi aprovado no Programa de Extensão Universitária – Proext 2010, do MEC/SESu. Esta modalidade de programa trata de projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social. A coordenação do projeto é da professora Betina Muelbert, coordenadora do curso de Engenharia de Aquicultura, campus de Laranjeiras do Sul, e integram a equipe os professores Bruno Fernandes de Oliveira, Luisa Cazarolli, Josimeire Leandrini, a médica veterinária Sussana Ziegler e os agrônomos Edemar Baranek e Daniel Vieira. Este último do Centro de Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (Ceagro). Todos os trabalhos serão acompanhados por dois bolsistas acadêmicos do curso de Engenharia de Aquicultura durante 12 meses e o início está previsto para janeiro de 2011.
Conforme a professora Betina Muelbert, o curso de Engenharia de Aquicultura tem na agricultura familiar um setor estruturador do processo de desenvolvimento e pretende contribuir para a valorização e superação da matriz produtiva existente na região. Na visão da coordenadora, o curso buscará também uma forte integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira comprometida com o avanço da ciência e tecnologia e com a melhoria da qualidade de vida, em especial no Território Cantuquiriguaçu.
A previsão de atividades de extensão no projeto pedagógico do curso foi fundamental para a aprovação do projeto. “Existem atualmente na região agricultores que possuem pequenos açudes construídos para cultivo de peixes, mas a falta de assessoria técnica e o custo elevado da ração constituem os principais entraves para o desenvolvimento da atividade. O cultivo do jundiá Rhamdia quelen, uma peixe nativo da bacia do rio Iguaçu, pode contribuir para elevar o consumo de proteína das famílias e gerar renda com a venda na propriedade, para a merenda escolar ou em feiras livres melhorando as condições de vida de pequenos produtores”, argumenta a professora Betina.
O cultivo sustentável proposto no projeto, na forma de unidade demonstrativa, significa o respeito e conservação dos ecossistemas associados, uso responsável dos recursos hídricos com preferência por insumos locais e orgânicos, servindo como disseminadora das boas práticas para os produtores de região.

Equipe multidisciplinar vai desenvolver projeto de extensão coordenado pela professora Betina Muelber

junho 17, 2010   Publicado em: Notícias