Membros do Conselho Estratégico Social da UFFS tomam posse

Chapecó – Na tarde de 14 de junho, no Auditório do campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), aconteceu a primeira reunião do Conselho Estratégico Social. Estiveram presentes o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, o vice-reitor da instituição, Jaime Giolo, os pró-reitores e os diretores dos campi, além da maioria dos 40 membros que fazem parte do Conselho. Os principais assuntos que pautaram a reunião foram a posse dos representantes dos diversos segmentos da sociedade que fazem parte do órgão consultivo da UFFS, e discussão, troca de ideias e sugestões em torno da minuta do Estatuto da instituição, que está em fase final de elaboração. Na abertura, o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, salientou que o Conselho Estratégico Social, criado a partir da Portaria nº 218/GR/UFFS/2010, tem a incumbência de servir de conexão entre a universidade e as comunidades onde atua, “já que a UFFS nasceu movida pela ideia de que uma universidade deve ter a pertinência social como um de seus primeiros objetivos. Isto explica por que muitos dos membros do Conselho foram escolhidos em função dos fortes vínculos que mantêm com a sociedade e do comprometimento que tiveram durante o período de criação da UFFS, e que continuam tendo, agora, durante a fase de implantação da instituição”.

Depois da assinatura do termo de posse pelos membros presentes, iniciou a segunda parte da reunião, a qual girou em torno da elaboração do Estatuto da UFFS. O vice-reitor, Jaime Giolo, que recebeu do Reitor a delegação de coordenar as discussões em torno do assunto, explicou alguns aspectos do documento, com especial atenção ao Título IV, que trata da organização e atribuições do Conselho Estratégico e Social. Segundo ele, o Estatuto deve fugir de três pontos considerados fundamentais pela instituição neste momento: partir do que já existe, manter a estrutura leve e evitar sobreposição de poderes. Em seguida Jaime Giolo fez uma explanação de como os poderes estão formados no âmbito da UFFS e de como estão constituídos em seus diversos conselhos. “É preciso não criar poderes que possam engessar a instituição”, avaliou. Na sequência, os presentes fizeram observações e sugeriram alterações em alguns pontos do documento. No final, foi indicado um grupo do conselho para participar da plenária em torno da elaboração do Estatuto, que aconteceu na noite de terça-feira, dia 15 de junho, e na manhã e tarde do dia 16.

Membros do Conselho Estratégico Social tomaram posse na tarde do dia 14 de junho

junho 17, 2010   Publicado em: Notícias