Coepe: Fóruns de Chapecó estão concluídos

Chapecó – Altamente positiva. Assim foi a avaliação da fase de Chapecó da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe), pelo presidente do evento e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Joviles Trevisol. Os 10 fóruns temáticos acabaram na sexta-feira, 18.

Para o professor, a participação foi expressiva, tanto na abertura, na noite de quarta-feira, quanto nos fóruns, inclusive dos professores de outros. Trevisol ressaltou o importante trabalho da comissão organizadora e das comissões, consideradas muito eficientes. Segundo ele, todos os objetivos previstos foram alcançados em Chapecó.

“A Coepe está ajudando muito para a integração da UFFS, para a construção de um projeto único para a universidade. As contribuições vindas dos painelistas foram muito importantes. Eles nos trouxeram subsídios essenciais para a decisão de nossas prioridades. Foi uma conferência aberta e democrática, um momento muito significativo para a universidade”.

Os fóruns, os quais tiveram a participação de representantes de várias entidades de classe, organizações não-governamentais, sindicatos, professores de outras instituições, órgãos e fundações governamentais, aconteceram na quinta-feira e sexta-feira. De cada fórum sairá uma síntese, que servirá como base para discussões entre os professores para sugestões de ações na graduação, pós-graduação e extensão da UFFS.

O mesmo processo ocorrerá nos demais quatro da universidade (Erechim – 01 e 02 de julho, Realeza – 13 e 14 de julho, Laranjeiras do Sul – 15 e 16 de julho, Cerro Largo – 22 e 23 de julho). Ao fim, nos dias 2 e 3 de setembro, o trabalho se consolidará em um documento, o qual se refletirá no planejamento futuro da UFFS, como cursos de graduação, pós-graduação e projetos de extensão a serem implantados.

Confira um pouco do que foi discutido nos 10 fóruns temáticos:

No fórum “Agricultura Familiar, Agroecologia e Desenvolvimento Rural”, ocorrido na manhã do dia 17, assuntos como produtos coloniais, a inovação pela tradição, organização social dos agricultores familiares, remuneração no campo, preservação ambiental e agroecologia estiveram presentes.

Conhecimento, Cultura e Formação Humana” discutiu, na manhã do dia 17, dentre outros assuntos, o papel da universidade na sociedade. Uma das ideias centrais é de que o ensino não deve ser voltado para a produção de conhecimento para o mercado de trabalho, mas para a reinvenção da sociedade, e a formação precisa ultrapassar da esfera da eficiência técnica e ascender para a esfera reflexiva.

Repensar as cidades com a participação popular, ter a consciência da manutenção dos recursos naturais e destacar a questão ecológica como base de uma pirâmide com o econômico e o social sendo sustentados foram ressaltados nas discussões do fórum “ Gestão das Cidades, Sustentabilidade e Qualidade de Vida”, no dia 17 pela manhã.

O fórum “História e Memória Regional” tratou, dentre outros assuntos, sobre a necessidade do desenvolvimento da Arqueologia na região, algo que poderá ser desenvolvido com o trabalho da UFFS. As discussões aconteceram na tarde do dia 17.

O que são e do que dependem ensino, pesquisa e extensão foram alguns dos destaques no fórum “Educação Básica e Formação de Professores”, ocorrido no dia 17, à tarde.

Questões ligadas às ações ambientais e obrigações das empreiteiras em construções de usinas hidrelétricas estiveram presentes no debate do fórum “Energias Renováveis, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, ocorrido na tarde do dia 17.

O Fórum Temático da noite do dia 17, “Desenvolvimento regional, tecnologia e inovação”, reuniu pesquisadores, dirigentes e empresários. Todos, porém, bateram na mesma tecla: os vários desafios para promoção do desenvolvimento regional e o papel que a UFFS deverá desempenhar neste contexto.

No fórum “Juventude, Cultura e Trabalho”, ações culturais já existentes e as parcerias possíveis com a UFFS foram duas das temáticas presentes. Os painelistas falaram também sobre trabalho na juventude durante o fórum, ocorrido na tarde do dia 18.

No fórum que tratava de “Políticas e práticas de promoção da saúde coletiva” um dos destaques foi a Pastoral da Criança, promovida pela CNBB e que atua em todos os estados do Brasil, com visitas periódicas de líderes às famílias mais carentes com a intenção principal de diminuir a mortalidade infantil.

Também no dia 18, no fórum “Movimentos sociais, cidadania e emancipação”, com a participação de representantes de alguns movimentos sociais, como Via Campesina e o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.