Quatro meses de muito trabalho para implantar a UFFS

Chapecó – A implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) será bastante acelerada até o final deste ano para estar tudo pronto no início de 2010 quando começará o primeiro ano letivo da mais nova instituição federal de ensino superior brasileira, constituída de cinco campi, de Chapecó (SC) – sede da instituição, Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR).
De acordo com o reitor, professor Dilvo Ristoff, agora serão quatro meses de muito trabalho, pois além dos diversos registros necessários para o funcionamento legal da UFFS, nesse período serão realizados os concursos para a contratação de professores e servidores, reforma e adaptações das estruturas físicas provisórias, a compra de equipamentos e materiais para a montagem das salas de aula, departamentos, laboratórios, salas da reitoria e espaços da administração. E tem ainda, o lançamento dos editais de concorrência e de realização dos processos seletivos de pessoal – professores e servidores.
E muitas ações que devem acontecer nos próximos meses foram ajustadas durante seminário nos dias 7, 8 e nove de outubro, em Chapecó, que teve a participação da Comissão Pró-implantação da UFFS, representantes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade Federal de Santa Catarina e dos movimentos sociais.
Dos debates foram definidos os dois pontos da UFFS, a criação do Conselho Estratégico Social e os Princípios Orientadores da Gestão Institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul. Neste, são 20 preceitos que nortearão o processo de atuação da Universidade. Entre os quais, o caráter público, o caráter popular; a identidade universitária; a autonomia; a formação de qualidade; a produção e socialização do saber; gestão participativa e descentralizada. (Veja quadro completo abaixo).
O reitor Dilvo Ristoff destacou a importante participação dos representantes da Diretoria das Instituições Federais de Ensino Superior (Difes) do MEC, Marco Aurélio Brito e Lia Cortes de Andrade. Eles falaram sobre os desafios administrativos nos próximos meses. Por exemplo, será necessários fazer todos os registros com o do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), os de funcionamento junto ao Ministério da Educação, como por exemplo, o cadastro dos cursos; no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siaf) e no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), ambos do Governo Federal. Foi fundamental a exposição deles, porque foi baseada na experiência recente da implantação das universidades Federal do ABC e da Unipampa. São as ações burocráticas para a operacionalização da UFFS, destaca Ristoff.
O reitor aproveitou o encontro para ajustes específicos, como, por exemplo, a realização de licitações centralizadas e a distribuição descentralizada para os cinco campi, que dá garantia de redução de custos e mais eficiência e rapidez do processo. Nesse período de implantação efetiva, a Universidade Federal da Fronteira Sul vai contar com o fundamental suporte dos profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que é a tutora da instituição. Ristoff tratou dessa parceria com o Pró-reitor de Planejamento da UFSC, Luiz Alberton, o Pró-reitor de Recursos Humanos, Luiz Henrique Vieira Silva e a diretora de Recursos Humanos, Elza Maria Meinert. Durante o ano de 2010, a UFFS dependerá do apoio da UFSC para viabilizar as suas atividades, tanto em termos de administração de pessoal quanto de administração das verbas de custeio e capital.

PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA GESTÃO INSTITUCIONAL DA UFFS

1. Caráter público (com gratuidade do ensino);
2. Caráter popular (com políticas de acesso e permanência aos estudantes carentes e com política de pesquisa e extensão fortemente direcionada ao atendimento de fragilidades sociais, priorizando sempre dispositivos de combate às desigualdades sociais e regionais);
3. Identidade universitária (ensino, pesquisa e extensão);
4. Autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, em conformidade com a Constituição Federal;
5. Formação de qualidade, comprometida com a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e solidário da Região Sul do País;
6. Produção e socialização do saber, de caráter universal, mas que tenha como premissa estruturante a valorização e a superação da matriz produtiva existente;
7. Universidade de qualidade, comprometida com a prática de avaliação permanente;
8. Compromisso com a interdisciplinaridade na condução dos processos formativos de ensino, pesquisa e extensão;
9. Gestão democrática, que respeite a pluralidade de pensamento e a diversidade cultural, com a garantia de espaços de participação dos diferentes sujeitos sociais.
10. Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como política institucional;
11. Liberdade de ensino, pesquisa e extensão e de difusão e socialização do saber, sem discriminação de qualquer natureza;
12. Incentivo ao interesse pelas diferentes formas de expressão do conhecimento popular;
13. Intercâmbio permanente com instituições nacionais e internacionais;
14. Compromisso com a democracia social, cultural, política e econômica;
15. Compromisso com o desenvolvimento cultural, artístico, científico, tecnológico e socioeconômico do País;
16. Compromisso com a paz, com a defesa dos direitos humanos e com a preservação do meio ambiente.
17. Gestão democrática;
18. Gestão participativa;
19. Gestão descentralizada;
20. Gestão que valorize os princípios da eficiência, da eficácia e da efetividade institucional.

outubro 20, 2009   Publicado em: Notícias