UFFS terá Conselho Estratégico com ampla participação da comunidade

Chapecó – O reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professor Dilvo Ristoff, assinará nos próximos dias a Portaria que cria o Conselho Estratégico Social da UFFS, órgão que garante a ampla participação da comunidade dos três estados e define as suas funções dentro da instituição. Isso vai “assegurar a construção de uma instituição de educação superior comprometida com a inclusão social e com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressalta Ristoff.
De acordo com o reitor, as bases dessa portaria foram discutidas e definidas durante seminário realizado em Chapecó, nos dias 7, 8 e 9 de outubro, que reuniu integrantes da Comissão de Implantação da UFFS, representantes do Ministério da Educação (MEC) e dos movimentos sociais, que integram o Movimento Pró-universidade.
Farão parte do Conselho Estratégico representantes da região indicados pelos movimentos sociais, igreja, universidades comunitárias e públicas; sindicatos dos trabalhadores e patronal da agricultura, do comércio e da indústria; associações dos prefeitos, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes da UFFS. Para participar do Conselho, os nomes deverão preencher no mínimo dois dos quatro requisitos estabelecidos na Portaria, entre os quais de ter participado ativamente na construção do processo que levou à criação da UFFS e ter representatividade social e respeito pelos princípios democráticos. Cada integrante terá mandato de dois anos renováveis por igual período.
Segundo o reitor, professor Dilvo Ristoff, o Conselho Estratégico terá caráter consultivo sobre questões relativas ao compromisso social e deliberativo na elaboração do estatuto da UFFS; na elaboração e monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional; e na construção, aprovação e monitoramento da proposta orçamentária anual, devendo estas iniciativas ser submetidas à sua homologação.
Caberá aos conselheiros a função de analisar e avaliar o impacto social, econômico, cultural e educacional da UFFS na região da fronteira sul; propor à alta administração da UFFS formas, mecanismos e estratégias para aprofundar a sua inserção na comunidade da região; recomendar a execução de ações de natureza política, administrativa e acadêmica que possam melhor colocar a UFFS a serviço do desenvolvimento regional e, em especial, da população mais carente.
Além disso, é função do Conselho propor questões estratégicas, diretrizes gerais, expansão de atividades, criação de novos cursos, em permanente diálogo com a produção acadêmica da instituição, considerando sempre a sua pertinência e seu impacto social para a região da fronteira sul.

outubro 20, 2009   Publicado em: Notícias