Fóruns Temáticos da I Coepe em Laranjeiras do Sul (PR)

Laranjeiras do Sul – A realização da I Coepe pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeira do Sul (PR), envolveu em seus preparativos em torno de 35 técnico-administrativos, 12 professores e 15 acadêmicos (monitores e organização). Durante a semana que antecedeu o evento foram realizadas várias reuniões administrativas para repasse de informações e distribuição de funções, tais como organização de faixas e banners, contatos com parceiros e patrocinadores, preparativos de acolhida, confecção de papelaria, etc.

Na tarde do dia 15 de julho ocorreram os seguintes fóruns: Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento rural; Energias renováveis, meio-ambiente e sustentabilidade; Conhecimento, cultura e formação humana; Movimentos sociais, cidadania e emancipação; Educação básica e formação de professores; Politicas e praticas de promoção da saúde coletiva. No dia 16 de julho, no período da manhã: Desenvolvimento regional, tecnologia e inovação; Agricultura familiar, agroecologia e desenvolvimento rural; Energias renováveis, meio-ambiente e sustentabilidade; Juventude, cultura e Trabalho; História e Memória regional.

Durante a realização dos fóruns, houve participação significativa da comunidade local, representada por diversas entidades, alunos e os painelistas convidados. Alguns fóruns foram tão concorridos que foi necessário mais cadeiras e espaço nos corredores. Para o diretor do campus, Paulo Henrique Mayer, “também o nível das discussões em cada fórum foi de elevadíssima qualidade, conferindo a I Coepe a legitimidade para dar rumo ao projeto político institucional da UFFS”. Nesse sentido, prossegue Mayer, “referenda o papel de uma universidade próxima da sociedade, dos movimentos sociais e das necessidades da maioria da população”.

Um fato relevante, conforme a Comissão Organizadora, foi a presença de vários movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimentos dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar na Região Sul (FETRAF-SUL), Universidades e mais de 30 organizações locais e regionais. Também foi marcante a presença e participação ativa de professores da rede Estadual e das redes Municipais de ensino da região do Cantuquiriguaçú. “É possível afirmar que nesta região a I Coepe constituiu-se numa ação de caráter consultivo e deliberativo no sentido de dar rumo ao desenvolvimento regional”, referiu-se o diretor do campus da UFFS em Laranjeiras do Sul.

julho 21, 2010   Publicado em: Notícias