UFFS participa de Encontro Nacional de Geógrafos

Erechim – Professores e alunos do curso de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participaram do XVI Encontro Nacional de Geógrafos, que aconteceu entre os dias 25 e 31 de julho, em Porto Alegre.
Realizado a cada dois anos e organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), o encontro consolidou-se como o maior evento da Geografia brasileira. Cerca de seis mil pessoas, representando universidades, grupos de pesquisa, movimentos sociais e outros segmentos discutiram questões teóricas e práticas da Geografia e apresentaram mais de três mil trabalhos acadêmicos e relatos de experiências em torno do tema “Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças”.
De acordo com o professor Dilermando Cattaneo, do campus Erechim, que fez parte da comissão organizadora do encontro e coordenou a mesa redonda sobre o tema Autonomia da Geografia e Geo-grafias da Autonomia, a participação da UFFS foi muito importante. “Demonstramos aos geógrafos e demais cientistas sociais de diversas universidades do Brasil e da América Latina que o nosso curso de Geografia, apesar de recém criado, já faz parte da enorme comunidade que constrói e debate intensamente essa área do conhecimento”, afirma Cattaneo.
“Senti um crescimento intelectual ao ter participado desse evento. Tivemos contato com os autores dos livros que estudamos e as aulas de campo nos ajudaram a perceber qual o nosso desafio como geógrafos para ajudar no desenvolvimento físico e humano da sociedade”, ressaltou a aluna do curso de Geografia do campus Erechim, Shaiane Gaboardi.
Também estiveram presentes os professores Fábio Sanches e Márcio Eduardo, do campus Erechim, e o professor Adriano Oliveira, do campus-sede. Todos apresentaram trabalhos nos espaços de diálogos e práticas referentes às suas áreas de pesquisa.

Professor Dilermando e alunos do campus Erechim

agosto 4, 2010   Publicado em: Notícias