Servidora da UFFS participa do Projeto Rondon

Laranjeiras do Sul – Uma servidora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou do Projeto Rondon, atividade de integração social que envolve participações voluntárias de estudantes universitários das séries finais, de 10 a 25 de julho. A tradutora e intérprete de Língua de Sinais Natalí Demichelli, que também é acadêmica do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), ministrou palestras sobre inclusão escolar e curso de Libras.
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, envolve universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população; busca também, aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir para o desenvolvimento das comunidades assistidas. Anualmente são realizadas operações em dois períodos, que compreendem, geralmente, as férias de inverno e de verão.
Este ano, no período de julho, foram realizadas a Operação Reio de Baião, no extremo-oeste do estado de Pernambuco; Operação Mamoré, no estado de Rondônia e a Operação Catirina, no estado do Maranhão.
A Operação Catirina foi realizada em 22 municípios localizados na região Centro-Norte do Estado do Maranhão, e ocorreu no período de 10 a 25 de julho, com o envolvimento de 440 estudantes e professores universitários, oriundos de doze Estados da Federação.
Apesar da UFFS ainda não possuir acadêmicos em séries finais, esteve representada no Projeto Rondon pela servidora. Ela desenvolveu atividades no município de Santa Rita – MA, na área da educação, com palestras sobre inclusão escolar e curso de Libras, para professores e comunidade em geral.
Segundo ela “a oportunidade de vivenciar a realidade do nordeste brasileiro é uma experiência que marca a vida dos estudantes que com certeza não serão mais passivos diante dos problemas sociais e das difíceis realidades encontradas no cotidiano. O Projeto Rondon se encerrou, mas o espírito de mudança e justiça social permanecerá ativo.”

Projeto busca aproximar estudantes da realidade do País

agosto 10, 2010   Publicado em: Notícias