Fundado 27º Núcleo Regional de Agroecologia

Laranjeiras do Sul – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), movimentos sociais, organizações da Agricultura Familiar Camponesa do Território da Cantuquiriguaçu, incluindo Palmital e Laranjal, e a Rede Eco Vida de Agroecologia se reuniram para a criação do 27o Núcleo Regional de Agroecologia (NRA). A reunião ocorreu no dia 28 de julho, no auditório da UFFS campus Laranjeiras do Sul.

Os trabalhos foram coordenados pelo professor da UFFS Pedro Cristófoli, destacando que o 27º NRA pretende reunir três grupos de interesses sociais, que se preocupam com a alimentação saudável, sem a utilização de agrotóxicos: a produção, a comercialização e o consumo dos produtos derivados da agroecologia. Em seguida foi aberto um painel de debate com representantes de três entidades: Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), Rede ECOVIDA e UFFS; com o tema “Agroecologia – organização e desenvolvimento sustentável na Região”.

Valter Israel da Silva (MPA) destacou dois eixos de trabalho para o 27º NRA: 1) a Agroecologia se opõe ao modelo de monocultura e agronegócio atual, o consumo exagerado de agrotóxicos – onde o Brasil é registrado como campeão mundial na categoria, a concentração de interesse e renda na agricultura e a expansão de consequências da contaminação e da fragilidade da saúde no consumo dos alimentos; e 2) a proposta do modelo de campesinato (pequeno agricultor), da agroecologia como projeto de agricultura e não como “nicho de mercado”, do pensamento coletivo de alimentação saudável; e de que o NRA dará visibilidade ao trabalho localizado do pequeno agricultor e consolidará estratégias de capacitação no sentido da agroecologia.

O representante da Rede EcoVida, Valdemar Arl, apresentou o sentido de agroecologia: produção de alimentos com uma relação equilibrada com o planeta Terra. Em seguida destacou os objetivos do Núcleo Regional de Agroecologia (NRA): garantir a identidade popular e transformadora na continuidade da construção histórica da agroecologia, contemplando aspectos ambientais, sociais, econômicos e culturais; responder de forma coletiva e propositiva a desafios concretos, às questões políticas, técnicas e outras, no cenário local, regional, nacional e internacional. Também explanou sobre a organização do NRA, que começa com a célula inicial (família do agricultor) e passa a integrar uma network (rede de interesses agroecológicos de produtores, núcleos e região), composta por agricultores familiares ecologistas, organizações de assessoria (ONGs), consumidores e suas organizações, pequenas agroindústrias de produtos ecológicos, pequenos comerciantes, pessoas e organizações comprometidas com a agroecologia.

O diretor da UFFS campus Laranjeiras do Sul, Paulo Henrique Mayer, destacou que a universidade tem papel de destaque na construção do núcleo, uma vez que vem cumprir o seu trabalho de formadora junto aos agricultores, a oferta de cursos acadêmicos voltados ao interesse e necessidade da região, a aproximação dos professores com a realidade agrária, a viabilização de recursos governamentais para projetos que auxiliem na agroecologia; a articulação entre produtores, comércio, entidades públicas e consumidores conscientes.

Também ressaltou que já está sendo viabilizado um curso de extensão para produtores de leite agroecológico; e futuramente oferecerá produção de alevinos, análise de solo e de alimentos, focando especialmente o pequeno agricultor da região.

Após a manifestação de agricultores representantes de seus pequenos núcleos e de representantes de entidades, Cristóffoli apresentou o documento base do 27º NRA para a assembleia, aprovado por unanimidade. Após o almoço preparado pelo Assentamento 08 de Junho, a assembleia retomou os trabalhos com a discussão e eleição de coordenação do NRA e a discussão e eleição de Comitê de Ética e Conselho Técnico. A próxima reunião de capacitação e organização será nos dias 14 e 15 de setembro com a comissão de ética, técnicos e lideranças.

O 27º NRA integra a Rede de Agroecologia ECOVIDA, que teve como organização inicial o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e a Viacampasina. São entidades parceiras: UFFS, CEAGRO, COOPERIGUAÇU, EMATER, CREHNOR; e apóiam a iniciativa, RURECO e ASSESOAR. Participaram da reunião cerca de 120 pessoas, dentre agricultores representantes das células denominadas Assentamento Celso Furtado e Ireno Alves; Grupos Maracujá, Noz Pecã, Abacaxi, Pepino,Uva, Cana, Leite; Feiras Goioxim e Vitórias da Roça; Nova Laranjeiras, N. Sa. Aparecida, Boa Esperança, Diamonte, Xaxim, Bela Manha, Jaboticabal, Vila São Caetano, Divisor e Corredor; representantes das prefeituras de Diamante do Sul, Palmital e Nova Laranjeiras; e representantes das entidades fundadoras, parceiras e apoiadoras.

Além da criação do núcleo, reunião definiu coordenação do NRA e discutiu e elegeu o Comitê de Ética e o Conselho Técnico

agosto 10, 2010   Publicado em: Notícias