Atividades visam definir alguns pontos do Planejamento Estratégico da UFFS

Chapecó – Durante os dias 04 e 05 de agosto, servidores das pró-reitorias de Planejamento, Administração e Infraestrutura da UFFS participaram, no Auditório do Sindicato dos Bancários de Chapecó, de algumas atividades visando a identificação das atribuições de cada posto de trabalho dentro da organização funcional da instituição. Os trabalhos foram conduzidos pelopró-reitor de Planejamento, José Alex Sant’Anna, pelo pró-reitor de Administração e Infraestrutura, Rogério Cid Bastos, e pelo diretor de Gestão, Programação e Acompanhamento, Gilson Pires. Em primeiro lugar, houve uma apresentação conceitual sobre o processo de planejamento que envolve a administração pública, bem como do funcionamento do organograma da UFFS. No prosseguimento, em grupos formados pelos servidores de cada pró-reitoria, os cerca de 50 participantes tiveram como uma das tarefas a determinação da missão e da visão de cada uma das pró-reitorias, além dos objetivos gerais e específicos a serem buscados nos próximos meses. A cada grupo também coube a visualização dos diversos produtos e processos peculiares a cada setor da universidade e imprescindíveis ao pleno andamento de todo o processo administrativo.

Outro momento importante da programação foi a identificação do perfil necessário para que cada pessoa desempenhe suas funções dentro do organograma de forma mais eficiente e satisfatória. A troca de informações e impressões que circulou entre os grupos servirá para a formatação do funcionograma da instituição, que detalha as funções e atribuições de cada diretoria e divisão. Para a equipe da pró-reitoria de Planejamento que organizou as atividades, o encontro também serviu como uma oportunidade de cada um conhecer as tarefas desempenhadas em cada um dos setores da universidade, o que poderá evitar retrabalho no futuro. Conforme o pró-reitor de Planejamento, José Alex Sant’Anna, “este trabalho é fundamental para a definição do planejamento estratégico de cada uma das pró-reitoria e também para a UFFS como um todo”. De acordo com Sant’Anna, a ideia é estender as orientações às outras pró-reitorias da instituição e, dependendo da viabilidade e interesse, aos outros campi da UFFS.

A partir de agora, a pró-reitoria de Planejamento parte para a reunião das informações colhidas durante os dois dias de atividades e elaboração de alguns documentos. Entre eles, uma análise que leva em consideração a identificação de pontos fracos e fortes de cada diretoria e divisão, além das oportunidades e ameaças e os fatores críticos para o alcance do sucesso almejado. Aí entram em cena os processos de monitoramento de desempenho. Com os dados em mãos, o próximo passo será a elaboração de planos de ação a serem aplicados pelas pró-reitorias. Neste documento estão pormenores como os responsáveis pelas atividades desenvolvidas em cada setor, como fazer cada uma das tarefas, quem faz cada uma delas, prazos para cumprimento das atividades.

Servidores das pró-reitorias de Administração, Planejamento e Infraestrutura participaram de atividades visando a definição de papéis dentro da estrutura organizacional da UFFS

agosto 11, 2010   Publicado em: Notícias