Portais facilitam a vida de estudantes e professores

Chapecó – Para as rematrículas ao segundo semestre letivo, os estudantes matriculados na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) já tiveram à disposição o Portal do Aluno. O serviço, desenvolvido pela Diretoria de Sistemas e Diretoria de Infraestrutura, em conjunto com a estrutura pedagógica da instituição, facilitou a vida dos acadêmicos, os quais não precisaram mais deslocar-se até os campi para efetuar a rematrícula em tempo real. Para isso, cada um dos alunos recebeu uma senha que, juntamente com identificação individual, tem acesso aos dados do Portal do Aluno do local onde escolher. Este fator, de acordo com o diretor de Sistemas da UFFS, Braulio Adriano de Mello, facilitou bastante o processo de rematrícula ao segundo semestre letivo. “Foi muito mais tranquilo do que durante as matrículas, quando os estudantes tiveram de fazer as matrículas presencialmente”, avaliou Mello.

Além do Portal do Aluno, outros dois portais institucionais estão em fase de aperfeiçoamento. Um deles é o Portal do Professor, em funcionamento desde o início de julho. Através dele, os docentes da UFFS podem fazer a gestão das informações das turmas as quais leciona. Entre as informações disponíveis estão a lista de alunos por turma, o acompanhamento da frequência e a postagem das avaliações. A previsão é a de no decorrer do segundo semestre letivo de 2010 outras funcionalidades sejam disponibilizadas às que já existem. Com acesso restrito aos profissionais ligados às secretarias acadêmicas de cada um dos campi, o outro em funcionamento é o Portal Acadêmico, o qual reúne informações mais detalhadas sobre a trajetória acadêmica de todos os alunos matriculados na UFFS. Entre elas, o histórico escolar, lançamento de notas e frequência. Por intermédio do Portal Acadêmico, já é possível a emissão, em tempo real, de atestados e históricos escolares no campus onde o aluno estiver matriculado.

Conforme Braulio Mello, a Diretoria de Sistemas parte agora para ampliar os serviços disponíveis nos três portais institucionais, com a inclusão de mais dados referentes à vida acadêmica dos estudantes matriculados na UFFS. Conforme o diretor, outros sistemas de apoio à gestão institucional estão em fase de desenvolvimento e/ou implantação. Mello cita ainda como um dos trabalhos importantes realizados nos últimos meses a colocação em operação dos laboratórios de informática. “Estamos investindo em capacitação de analistas e técnicos em infraestrutura de redes, num constante trabalho de aperfeiçoamento”, disse.

O Portal do Aluno é um dos projetos desenvolvidos pela Diretoria de Sistemas da UFFS

agosto 26, 2010   Publicado em: Notícias