Licenciaturas Interdisciplinares são discutidas em Brasília

Chapecó – A diretora de Registro Acadêmico da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), professora Claudia Finger-Kratochvil, esteve em Brasília durante os dias 16 e 17, participando de reunião do Grupo de Trabalho que trata do projeto de Bacharelados Interdisciplinares e Licenciaturas Interdisciplinares. O encontro aconteceu na sede do MEC/SESu e reuniu representantes de 10 universidades federais, entre elas as criadas mais recentemente e de outras que estão propondo cursos de graduação nesta modalidade. Durante os dois dias também foram discutidas questões referentes à criação de cursos com atuação em públicos mais específicos, o que aconteceu nas comissões Procampo, voltada ao ensino no meio rural, e na Proind, que discutiu a formação de cursos destinados aos povos indígenas. As universidades presentes aproveitaram para expor suas organizações e os pontos em comum nos cursos de graduação em andamento.

De acordo com a diretora, “tudo isso vêm ao encontro da proposta do projeto, isto é, o de pensar em uma mudança na organização do currículo das graduações, além de considerar a formação do acadêmico de forma distinta, possibilitando, por exemplo, um tempo maior de conhecimento da academia e da própria área de conhecimento escolhida antes da formação profissional propriamente dita”. Conforme a professora Claudia, com a implantação dos cursos interdisciplinares “pode haver a possibilidade de maior mobilidade entre as licenciaturas, já que a intenção é fornecer inicialmente o maior número possível de componentes curriculares que sejam comuns a todas elas”. Na sua avaliação, a UFFS está entre as instituições que já deram passos importantes nesta direção, quando optou em oferecer disciplinas que são comuns a todos os cursos de graduação oferecidos. Outra proposta que está sendo incorporada nas discussões é a necessidade de formar profissionais de ensino que possam mediar o conhecimento acadêmico e os outros saberes adquiridos em outras situações e necessários para a vida. Nesse caminho, “a UFFS oferece o curso de Licenciatura em Educação do Campo, em Laranjeiras do Sul”, avalia Claudia Finger-kratochvil.

agosto 26, 2010   Publicado em: Notícias