Reitor participou da programação de aniversário no campus Erechim

Os eventos comemorativos ao primeiro aniversário da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no campus de Erechim concentraram-se durante a quarta-feira, 15. O primeiro evento programado para o dia foi o lançamento do Selo comemorativo no Auditório do campus, com a presença de representantes dos Correios, parceiro no projeto, autoridades, comunidade acadêmica e representantes do Movimento Pró-Universidade. As autoridades regionais homenageadas com o Selo comemorativo foram o prefeito municipal de Erechim, Paulo Polis, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau), Antônio Zanandréa, o secretário municipal da Educação de Erechim, Anacleto Zanella, e o representante do Movimento Pró-Universidade, Ricardo Montagner.
Durante a tarde, já com a presença do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, um grupo de cerca de 150 pessoas estiveram no terreno onde será construído o novo campus da UFFS em Erechim para atividade simbólica de plantio de mudas de árvores nativas. Na oportunidade, o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, destacou que a mobilização de algumas pessoas resultou na conquista da universidade para a região. “Temos como desejo que ela tenha vida longa e consiga servir de inspiração para todos nós ao longo dos anos”, completou. O representante do MEC, Marcos Aurélio Souza Brito chamou a atenção para o crescimento da UFFS neste primeiro ano de criação. Disse sentir-se “orgulhoso como técnico e dirigente do Ministério da Educação em ver o quanto já conquistamos nesse um ano, o quanto a universidade já avançou no processo de implantação, instalação e funcionamento”.
A comemoração teve continuidade à noite, no Auditório do campus, com pronunciamentos de dirigentes da UFFS e de representantes do Movimento Pró-Universidade e do MEC. O diretor do campus, Ilton Benoni, fez questão de destacar que, apesar de todas as conquistas materiais alcançadas até este momento, o que de mais importante tem ocorrido diz respeito “ao método de construir esta Universidade de forma democrática e participativa, aberta a todos, sem fazer distinção no diálogo e no debate”. Em sua fala, o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, observou que ‘os movimentos sociais, prefeitos e as forças políticas organizadas dos três estados foram decisivas para a criação da universidade”.
Para fechar a programação, foi assinado um contrato, em regime de comodato, entre a UFFS e a Fundação de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa da Região Celeiro (Fundep), o qual prevê a cedência de 2.522 livros do acervo bibliográfico da entidade. Alexandra Borba, representando a Fundação, afirmou que “os livros são instrumentos fundamentais de conhecimento e de poder. Por isso, entendemos que eles devem estar à disposição do maior número possível de pessoas. Nesse período em que a Fundep não está utilizando os livros, pensamos que o melhor que podíamos fazer era emprestá-los para a UFFS”. A solenidade encerrou com um coquetel com produtos da agricultura familiar regional.

Visita à Prefeitura

Entre os compromissos do reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, um deles foi um encontro, no final da tarde de quarta-feira, com o prefeito municipal de Erechim, Paulo Polis, o secretário municipal de Educação do município e presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, Anacleto Zanella, o reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, padre Valter Girelli, o diretor do campus Erechim, Ilton Benoni, o coordenador administrativo do campus, Dirceu Benincá. Também estava presente o representante do MEC, Marcos Aurélio Souza Brito. Entre os assuntos, além de um agradecimento pelo apoio que a Prefeitura vem oferecendo no processo de instalação do campus da UFFS em Erechim, estava na pauta a necessidade de ampliação de espaço físico em decorrência das novas turmas que iniciarão as aulas no campus em 2011. Depois de uma troca de ideias, ficou estabelecido entre as partes que será buscada uma solução para o problema.

setembro 17, 2010   Publicado em: Notícias