Confira mais detalhes do primeiro dia de aula

Cada campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) fez do primeiro dia de aula um momento especial. Confira como foram as atividades em Chapecó, Realeza, Laranjeiras do Sul, Cerro Largo e Erechim.

Chapecó
Discursos, a banda da Polícia Militar e o hasteamento das bandeiras fizeram parte do evento na cidade-sede da UFFS. Ristoff discursou sobre a data especial e sobre a própria UFFS, a qual classificou de “primeira universidade pública e popular do país”.

Para Ristoff, a UFFS contribui, a partir do início de suas atividades, para uma estatística importante para o Brasil: para chegar em patamares próximos aos dos países desenvolvidos, 40% dos jovens de 18 a 24 anos devem chegar ao ensino superior. Estiveram presentes e fizeram pronunciamentos, o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Luciano Buligon, padre Marlon Tessaro, o deputado estadual Dirceu Dresch, e a vereadora Luciane Carminatti. O reitor, o vice-reitor, Jaime Giolo e os pró-reitores da instituição foram apresentados em duas sessões de conversas com os alunos no auditório do campus. Todos ressaltaram aos alunos sobre a importância de aproveitar intensamente a vida acadêmica.

Cerro Largo
Tanto alunos da manhã quanto alunos da noite tiveram recepções no campus de Cerro Largo. Os eventos tiveram a participação do secretário de Educação, Edegar Ferst, do vice-prefeito, Valter Spies, do prefeito Adair Trott, do presidente da Câmara de Vereadores, Protásil Pedro Butzen, da representante do Comitê Macromissioneiro Pró-Universidade, Marlene Stochero, e do padre Pedro Ramão Hilgert.

Uma dinâmica representou a necessidade de interação entre cursos, alunos, professores, técnicos e direção: cada curso recebeu uma fita e cada uma foi sendo ligada a outra, formando, no final, uma grande corrente da UFFS.

Em Cerro Largo, a programação segue até a quarta-feira, dia 31, com uma confraternização e uma mateada. Um recado impresso foi entregue aos alunos. Nele, o diretor da UFFS no campus, Antônio Andrioli, ressalta: “muitos foram os que lutaram e se organizaram para que o que estamos vivendo agora pudesse ser realidade. Por isso, vocês têm uma responsabilidade histórica: aproveitem bem essa oportunidade”.

Erechim
Na recepção de Erechim, o diretor Ilton Benoni falou sobre a importância do momento e destacou ser a “universidade um lugar de diversidades, e, por natureza, dos muitos saberes, dos muitos sonhos, das muitas lutas e dos muitos indivíduos”. Benoni também colocou que, embora este primeiro ato fosse simples, era de grande significado e valor, pois ali se encontravam os representantes de cada segmento da universidade e da luta por sua criação.

O ato teve pronunciamentos do padre Valter Girelli, do coordenador administrativo, Dirceu Benincá, do coordenador acadêmico, Paulo Bittencourt e do secretário de Educação Anacleto Zanella.
Depois dos discursos, todos se dirigiram até a biblioteca onde, num ato simbólico, foram entregues ao bibliotecário Cristiano Silva de Carvalho alguns livros doados por professores, servidores e comunidade.

Laranjeiras do Sul
Os estudantes foram recepcionados no Iguaçu Tênis Clube, com a apresentação de um vídeo resgatando o processo de luta e conquista para que a cidade fosse contemplada com um campus. Autoridades da UFFS, membros do movimento Pró-Universidade, sociedade, prefeitos e representantes participaram do ato.

“Os alunos terão a responsabilidade de transformar sua vida de um simples processo ‘biológico’ para um processo ‘biográfico’. Para isso deverão inserir-se cada vez mais nas dinâmicas da sociedade e dos movimentos sociais”, destacou o diretor do campus, Paulo Mayer.

Por fim, uma dinâmica envolveu os alunos: eles retiraram pequenos punhados de terra do terreno onde será construída a sede definitiva da UFFS e completaram o símbolo da universidade. A terra, depois, foi colocada em seis mudas de Araucária, árvore símbolo do Paraná, que serão plantadas no Campus provisório da UFFS.

Realeza
No campus de Realeza, a cerimônia que marcou o início das aulas teve a presença de autoridades políticas da cidade, direção local da universidade, professores, servidores técnico-administrativos e alunos.

A direção se apresentou aos alunos e falou sobre o benefício que a universidade trará ao município e à região, e destacou a importância do perfil dos alunos, já que mais de 80% dos aprovados no processo seletivo no campus vêm de escolas públicas. O Grupo de Arte Circense da Casa Abrigo Padre Ludovico se apresentou para animar o primeiro dia de aulas.

março 30, 2010   Publicado em: Notícias