UFFS recebe os alunos em dia histórico

Dia 29 de março de 2010 será sempre um marco na história da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). E não só da instituição, mas também da região e de todos os que participaram do momento em que direção, professores, técnicos e alunos interagiram pela primeira vez.

Simultaneamente nos cinco campi – Chapecó (SC), Realeza (PR), Laranjeiras do Sul (PR), Cerro Largo (RS) e Erechim (RS) – os primeiros alunos foram recepcionados e conheceram os espaços provisórios em que passarão os próximos anos de vida acadêmica.

Em Chapecó, o reitor da UFFS, Dilvo Ristoff, discursou sobre a data especial e sobre a própria UFFS, a qual classificou de “primeira universidade pública e popular do país”. Ressaltou que 91% dos aprovados no processo seletivo da UFFS vêm de escolas púbicas; 56% são de famílias que recebem até três salários mínimos e em 87% dos casos, declararam que são da primeira geração da família que cursa o ensino superior.

Para Ristoff, a UFFS contribui, a partir do início de suas atividades, para uma estatística importante para o Brasil: para chegar em patamares próximos aos dos países desenvolvidos, 40% dos jovens de 18 a 24 anos devem chegar ao ensino superior.

O reitor finalizou sua fala agradecendo aos movimentos sociais e a todos os que se esforçaram e se dedicaram para que esse dia chegasse. “Hoje temos muitos motivos para estarmos felizes, o que não significa que não teremos muito trabalho. Precisaremos ainda da dedicação dioturna e abnegada de todos. Não temos dúvidas de que a UFFS será um orgulho para a região e uma referência para o Sul do país”.

Reitor destacou a alegria do primeiro dia na primeira universidade pública e popular do país

março 30, 2010   Publicado em: Notícias