Diretor discute ensino superior em Feira do Livro de Erechim

Erechim – “Ensino Superior em Erechim: diagnósticos e propostas”. Esse foi o tema do painel temático promovido pelo Arquivo Histórico de Erechim e realizado na XIII Feira do Livro de Erechim, no dia 30 de setembro, com a participação de representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade. Ernesto Cassol, professor da Universidade Regional Integrada (URI) e patrono da Feira, enfatizou a importância do tema abordado e a aproximação das IES. Disse que o encontro possibilitou a apresentação da realidade do ensino superior e criou um espaço de diálogo.
Os representantes das IES falaram das ameaças que restringem ou afastam as pessoas da formação superior em função da distância, da dificuldade com rodovias de acesso à cidade e dos altos preços dos aluguéis para os estudantes. Além disso, a redução de postos de trabalho e/ou o aumento do subemprego, entre outras problemáticas. Nesse contexto, Ilton Benoni da Silva, diretor do campus da UFFS em Erechim, afirmou que “o objetivo não é somente aumentar a oferta de ensino público ou comunitário, mas também oferecer condições de acesso e permanência no ensino”.
Benoni apresentou propostas para a modificação desse cenário através da construção da casa do estudante da UFFS e do Restaurante Universitário. Falou também dos programas que já estão em andamento, como é o caso da Bolsa Permanência e Bolsa de Iniciação Acadêmica. Para fechar, o diretor propôs a criação de um Fórum das IES de Erechim e região com o objetivo de discutir os problemas existentes, bem como elaborar propostas e projetos a fim de transformar as ameaças e os desafios em novas possibilidades.

O diretor do campus de Erechim, Ilton Benoni, participou da Feira do Livro do município

outubro 1, 2010   Publicado em: Notícias